Destaques Saúde

Secretaria de Saúde inaugura sistema de acompanhamento das vacinas em Itaú

9 de fevereiro de 2021

Foto: Divulgação

Itaú de Minas – A Prefeitura de Itaú de Minas, através da Secretaria Municipal de Saúde, lançou o Vacinômetro, que será um acompanhamento semanal, por meio de divulgação toda sexta-feira, do andamento da vacinação no município. De acordo com a secretária de Saúde, Emilaine Pereira Custódio, o objetivo do Vacinômetro é fornecer à população informações como a chegada da vacina, como tem sido distribuída, quantas vacinas chegaram, quantas pessoas foram vacinadas e quais os grupos prioritários foram atendidos.


Você também pode gostar de:

Câmara de Passos espera Refis para receber atrasados

É para deixar a população integrada e interagida do que está acontecendo em relação às vacinas mesmo. Vamos divulgar no Facebook e redes sociais em geral, além de grupos de WhatsApp e onde mais pudermos atingir. A vacina, no momento, está direcionada aos profissionais da área de saúde, de maneira geral, e o próximo grupo é dos idosos. A gente segue o protocolo de vacinação do Estado, que nos direciona com reuniões e orientações da regional de Passos”, comentou Emilaine.

Segundo a profissional, apenas é possível divulgar informações sobre a quantidade de vacina quando recebe essa informação do estado. Assim também, não há como prever a quantidade ou quando irá ser disponibilizado para outros públicos, porque depende das próximas informações do estado.

Na inauguração do projeto, na última sexta-feira, 5, de acordo com informações do primeiro Vacinômetro, 339 doses foram entregues ao município, 303 profissionais de saúde e 27 idosos em Instituições de Longa Permanência (Lar São Vicente de Paulo) foram vacinados. Por enquanto, as 330 receberam apenas a primeira dose e nenhuma, a segunda. Até o momento, não houve reações significativas com as doses já feitas.

As doses restantes da diferença das que foram entregues ao município e as que já foram vacinadas, serão disponibilizados aos profissionais de saúde, conforme prevê a Secretaria de Estado da Saúde. Essa vacinação será feita no decorrer desta semana, mediante agendamento prévio diretamente na sala de vacina, pelo telefone 3536-4178.

Apesar de algumas cidades já estarem disponibilizando a segunda dose da vacina, Itaú permanece apenas na primeira. “A segunda dose é disponibilizada de acordo com o vencimento da primeira. Depende, também, de qual vacina que a pessoa tomou. E só a partir da primeira dose, que já é uma garantia para a segunda, que é feito o agendamento da próxima vacinação”, finalizou a secretaria de saúde.