Destaques Saúde

Secretaria de Saúde faz capacitação sobre hanseníase

2 de setembro de 2021

Foto: Reprodução.

PASSOS – A Secretaria Municipal de Saúde está capacitando médicos e enfermeiros para realizar o diagnóstico precoce da hanseníase, em Passos. A hanseníase é uma doença bacteriana crônica, transmissível pela respiração através do contato com gotículas de saliva e secreções nasais por um longo período de tempo.

Ela atinge principalmente a pele e os nervos periféricos, ocasionando lesões neurais, conferindo à doença um alto poder incapacitante. O diagnóstico clínico é realizado através do exame dermatoneurológico, no qual se analisa a pele e os nervos periféricos pela palpação, bem como testes de sensibilidade e força muscular.

Alexander Silva Aragão, referência técnica do município em Hanseníase, explica a importância de capacitar a equipe para a detecção da doença.

“Cerca de 21 equipes de médicos e enfermeiros, atuantes nos PSF’s do município, receberam treinamentos e capacitações para realizar o diagnóstico precoce de Hanseníase. São profissionais que estão em contato direto com a população, principalmente nas visitas domiciliares, o que facilita a identificação dos casos da doença, bem como o direcionamento deste paciente para o atendimento nas unidades. O nosso cronograma também estende os treinamentos para todas as entidades de saúde de Passos, como nos asilos e no presídio, para que possamos ficar atentos aos casos da doença”.

Os treinamentos têm sido desenvolvidos também em parceria com a referência técnica em Vigilância Epidemiológica/Ambes, Georgia Machado. O diagnóstico clínico da Hanseníase é realizado através do exame dermatoneurológico, no qual se analisa a pele e os nervos periféricos pela palpação, bem como testes de sensibilidade e força muscular.