Destaques Saúde

Secretaria de Saúde divulga protocolo para atividades escolares presenciais

28 de janeiro de 2022

Foto: Arquivo FM.

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) publicou nesta quinta-feira, 27, o novo protocolo sanitário assinado pelo Centro de Operações de Emergência em Saúde (Coes-Minas) que traz diretrizes sobre o retorno das aulas presenciais para o ano letivo de 2022.

Uma das mudança será o afastamento por cinco dias caso 30% dos estudantes da mesma turma forem infectados pela covid. Antes, havia a suspensão imediata das aulas, independentemente do número de casos.

O novo documento acabou com o escalonamento de entrada e saída dos alunos, mas manteve o controle do fluxo para evitar aglomerações. O uso obrigatório de máscaras ainda permanece para todos, mesmo que já estiver vacinados. Sendo, para as crianças, o protocolo recomenda e incentiva a vacinação para esse grupo.

A competência para investigar os surtos da doença caberão às secretarias municipais de Saúde, com o apoio do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs Minas),

Em Minas, 87,22% da população já está com o esquema vacinal completo e 25,09% já receberam a dose de reforço. O documento ainda destaca que 93,73% dos trabalhadores da educação de Minas Gerais já estavam completamente imunizados (com duas doses ou com dose única) em dezembro de 2021, o que equivale a 337.912 profissionais.