Destaques Saúde

Secretaria de Saúde de Piumhi realiza palestra sobre câncer de boca

19 de novembro de 2021

Foto: Divulgação.

A Secretaria Municipal de Saúde de Piumhi, celebra a Semana Nacional de Prevenção do Câncer Bucal, com o objetivo de aprimorar os cirurgiões dentistas da rede municipal, com a realização de palestras sobre prevenção e rastreamento do câncer bucal que aconteceram no Centro Especial de Odontologia (CEO).

Segundo informações divulgadas pela administração, todos os odontólogos estão engajados nessa campanha, divulgando, à população, orientações de prevenção em relação à conscientização do câncer bucal, bem como os fatores de risco.

CÂNCER BUCAL

A doença é caracterizada pelo surgimento de um tumor maligno que afeta estruturas bucais como lábios, gengivas, céu da boca, bochechas, língua e a região abaixo da língua, sendo mais comum em homens acima de 40 anos e, por não existir uma cultura forte de consultas odontológicas periódicas, os casos normalmente são diagnosticados em estágios avançados.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a cada triênio, período equivalente a três anos, mais de 15 mil casos de câncer de boca são diagnosticados no Brasil. Os fatores de risco são o tabagismo, consumo de álcool, excesso de gordura corporal, má alimentação, exposição ao sol sem proteção e exposição ao vírus HPV.