Destaques Saúde

Secretaria de Saúde de Piumhi lança projeto nos PSFs

25 de outubro de 2021

Foto: Divulgação.

A Prefeitura Municipal de Piumhi, por meio da Secretaria de Saúde, lançou na sexta-feira, 22, o projeto “Saúde em Ação”, que será implantado nos Programas de Saúde da Família (PSFs) da cidade. O evento aconteceu no Cine Victor Agresta com a presença da secretaria municipal de Saúde, Rosângela Terra, a coordenadora do E-NASF, Marisa de Fátima Ferreira, a referência técnica na promoção da saúde, Gabriela Aparecida Araújo e a diretora da atenção primária, Kátia Soares, que estão à frente dessa ação.

De acordo com a noa divulgada pela administração, foram realizadas diversas atividades como ginástica na cadeira, além de palestras sobre a importância do exercício físico no processo de perda de peso, com o profissional de Educação Física, Ricardo Soares de Souza e com as nutricionistas Haline Reis, Karyne Rodrigues e Thaís Ferreira de Melo Silva, que falaram sobre a combinação dos alimentos no processo de emagrecimento.

De acordo com a coordenadora, Marisa de Fátima Ferreira, os casos de sobrepeso e obesidade aumentaram muito recentemente e, posteriormente, o aumento de doenças crônicas não transmissíveis como diabetes, hipertensão arterial e dislipidemias.

As pessoas interessadas podem se inscrever no programa para passar por uma avaliação antropométrica e nutricional, onde receberá um plano alimentar individualizado com acompanhamento mensal.

Marisa explicou que essa ação também conta com outros profissionais, como psicólogos, endocrinologista, fisioterapeutas, caso seja a necessidade do usuário. Tendo ainda o acompanhamento durante seis meses e, após este período, serão reavaliados novamente para comparação do quadro de saúde, antes e depois do projeto.

A secretária de Saúde, Rosângela Terra, ressaltou que a pandemia aumentou a compulsão por alimentação e deixou as pessoas com problemas emocionais mais agravados. Por esse motivo, esse programa veio em boa hora auxiliando a população.

A referência técnica, Gabriela Araújo, informou que haverá ainda uma parceria com a secretaria de Educação, onde serão realizadas ações como essas incentivando o consumo de frutas, verduras e legumes em todas as creches e escolas com intuito de instruir as crianças a terem uma alimentação mais adequada.