Destaques Saúde

Secretaria de Saúde de Itaú faz campanha de conscientização e prevenção à sífilis

Por Talita Souza / Especial

14 de outubro de 2021

O cronograma se inicia no próximo sábado, 16, e no dia 20 haverá uma caminhada para conscientização e prevenção à Sífilis e ao câncer de mama./ Foto: Reprodução.

ITAÚ DE MINAS – A Secretaria de Saúde de Itaú de Minas a partir do próximo sábado, 16, quando acontece o “Dia D de combate à Sífilis”, uma campanha de realização e conscientização sobre a sífilis. Dando início a campanha, no sábado, às 16 horas, haverá um passeio ciclístico com saída do Programa Saúde da Família (PSF) 2, realizado pelo Grupo de pedal de Itaú de população.

No próximo dia 20, às 8 horas, saindo da Câmara Municipal de Itaú de Minas, será realizada uma caminhada realizada pela Equipe de Atenção Primária do município junto com a população e a Câmara. No mesmo dia, às 19 horas, será transmitida uma live através dos canais de comunicação da Prefeitura de Itaú de Minas com esclarecimentos sobre a sífilis.

De acordo com a coordenadora de Atenção Primária de Itaú de Minas, Patrícia de Fátima Neto Amorim, como neste mês é comemorado o Outubro Rosa, que é o mês de conscientização e prevenção ao câncer de mama, e o Dia D acontece no mesmo mês, os eventos serão com intuito de conscientizar sobre ambas doenças.

“Haverá uma caminhada no dia 20 em parceria com a Câmara Municipal para sensibilizar a nossa população quanto a importância da prevenção do câncer de mama, que vem de encontro com o Dia D, que acontece no terceiro sábado do mês de outubro e é o Dia Nacional de Combate à Sífilis. Serão feitas faixas e cartazes informativos sobre a importância da prevenção da sífilis adquirida e da sífilis congênita. E nesse mesmo dia, às 19 horas, haverá uma live com a Doutora Cecília Oliveira, médica do PSF 5 para falar sobre a importância e relevância do tema”, disse.

Ainda de acordo com a coordenadora, em julho deste ano, no município, teve a visita do Expresso da Vida, uma unidade móvel de mamografia do Hospital Regional do Câncer (HRC) de Passos e foram realizados 200 exames de mamografia em mulher de 40 a 49 anos.

“São disponibilizados, mensalmente, 75 exames de mamografia para mulheres acima de 40 anos. Portanto, as mulheres interessadas em realizar a mamografia devem procurar seu PSF para que o exame seja agendado o exame a ser realizado na Santa Casa de Passos”, afirmou Patrícia.

No próximo mês, quando acontece a campanha “Novembro Azul” de combate ao câncer de próstata, também serão realizadas campanhas de conscientização no município. Segundo Patrícia, serão realizadas “salas de espera com orientações e sensibilização quanto à prevenção do câncer de próstata, além de palestras”. As datas para os eventos do próximo mês ainda serão divulgadas.