Destaques Saúde

Secretaria de Saúde centraliza aplicação de 1ª dose da vacina contra a covid-19 no Ginásio Baru de Pádua

Por Gabriella Alux / Especial

22 de Maio de 2021

As primeiras doses serão aplicadas no Ginásios e, por enquanto, os drives-thru estão suspensos. / Foto: Divulgação

PASSOS – A Prefeitura de Passos informa que todas as primeiras doses de vacina contra a Covid-19, que antes aconteciam nas salas de vacinas, serão aplicadas no Ginásio Baru de Pádua, localizado na rua Sexta Chapada, 328. O local foi alterado para aumentar a qualidade da triagem e proporcionar um lugar que comporta mais pessoas, sem causar aglomerações. As salas de vacinas ficarão disponíveis apenas para as segundas doses contra a Covid demais vacinações de rotina do calendário.

A secretária de saúde Priscila Soares Corrêa Faria explica que o local foi alterado, pois, pelas vacinações estarem acontecendo em vários pontos, descentralizava a equipe e foi percebido algumas confusões grandes na parte da triagem. Também, segundo ela, quanto mais descer a faixa etária, mais pessoas terão, então o ginásio, por ser um local maior, é mais adequado para evitar aglomerações nesse momento.

Por conta disso, achamos melhor concentrar as vacinações em um lugar só, para que possamos colocar uma equipe melhor treinada para fazer a triagem dos pacientes. Como todos que vão tomar a primeira dose devem passar por uma triagem bem feita, ainda mais considerando as pessoas com comorbidades. Além disso, o Ginásio é um local que cabe mais gente, então a logística ficou bem melhor, sem esperas em filas nas ruas. Agora, conseguimos colocas as pessoas dentro do ginásio, separar e orientar, com ajuda da equipe da brigada de enfrentamento a Covid, o distanciamento adequado nas filas, o uso das máscaras e desinfecção com álcool em gel”, declarou Priscila.

De acordo com a secretária de saúde, o sistema de vacinação por drive-thru foi suspenso devido a demora na triagem, que deve ser ainda mais cautelosa no caso de pessoas com comorbidades.

Enquanto estiver acontecendo a aplicação das vacinas nas pessoas com comorbidades, fica inviável o uso do drive-thru. Por enquanto, adotamos a estratégia de manter as filas, mas em um local maior e mais arejado. Acredito que deu muito certo nessa semana. No primeiro dia, as pessoas ficaram ansiosas por achar que era um único dia de vacina, mas não é assim. Sempre que liberamos a vacinação, é porque temos as doses disponíveis para todas as pessoas dessa faixa etária. Tanto é que, nos outros dias, o movimento foi bem tranquilo. Então acredito que deu certo essa estratégia e iremos continuar assim”, afirmou Priscila.

A programação, segundo Priscila, está de acordo com as orientações de prioridades do Ministério da Saúde e da técnica do Estado de Minas Gerais.

Estamos seguindo os critérios do Ministério de Saúde e, a medida que nos informarem, estaremos divulgando. Ainda estamos analisando se iremos liberar de ano em ano ou de dois em dois anos na faixa etária. Isso é, tudo de acordo com a disponibilidade de vacinas recebidas”, finalizou.


Vacinas

Atualmente, o grupo contemplado com a vacina é o de pessoas com comorbidades entre 51 a 59 anos, no Ginásio Baru de Pádua, das 8h às 13h. É obrigatória a apresentação de Cadastro de Pessoa Física (CPF) e Registro Geral (RG), comprovante de residência e laudo médico ou receita médica recente. Por conta das vacinações, o ginásio suspendeu as práticas de atividades físicas e esportes no local.