Destaques Saúde

Santa Casa prevê até 100 leitos de UTI para adultos

1 de abril de 2020

Com baixa na taxa de ocupação, santa casa poderá realocar leitos da UTI Covid./ Foto: Divulgação

PASSOS – Diante da epidemia do novo coronavírus na região, a Santa Casa de Misericórdia de Passos (SCMP) reestruturou suas instalações para receber a demanda crescente de pacientes. Para o enfrentamento, o hospital possui condições e preparo para viabilizar o funcionamento de até 100 leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto, caso necessário.
Entre as UTI adulto e neonatal, a instituição soma 82 equipamentos. Deste maquinário, planejou a duplicação de 35. Desta maneira, um equipamento pode ser utilizado em dois pacientes, conforme a necessidade, ultrapassando, assim, a capacidade em mais de 100 equipamentos respiradores na SCMP.
Para acolher os pacientes que chegarem à unidade hospitalar com suspeita do novo coronavírus, a Santa Casa de Passos reestruturou seu fluxo de atendimento, segregando uma unidade de internação que é de uso exclusivo de pacientes que se encontram neste quadro, bem como leitos de UTI.
“Temos nos esforçado no sentido de fornecer condições de atendimento com segurança a todas as pessoas. Reforço que quaisquer outros pacientes que venham para o hospital por outros motivos também vão ser atendidos com segurança máxima”, garantiu Daniel Porto Soares, superintendente geral da SCMP.

Mais dez leitos

Visando intensificar medidas de enfrentamento e preparo para eventuais necessidades, a instituição está levantando recursos para o custeio da estrutura da obra de dez leitos de UTI adultos e de demais necessidades que devem surgir com esta reestruturação, que somam o montante aproximado de R$580 mil em despesas para a construção.
“Contamos com o apoio da comunidade, que sempre nos ajudou, para que a gente consiga concluir essa obra nos próximos 45 dias e que deve oferecer leitos adequados para atender casos mais graves. Com esse novo espaço, vão surgir novas demandas hospitalares, como materiais e insumos”, disse o superintendente geral.
Os interessados em contribuir com a Santa Casa podem entrar em contato com o setor de Captação de Recursos pelos telefones (35) 3522-6169 ou (35) 9 9822-2288. Os depósitos bancários podem ser feitos nas contas: Santander Agência 2268 Conta 13-000184-5; Banco do Brasil Agência 4478-4 Conta 50.000-3; Caixa Econômica Federal Agência 0141-6 Conta 501.501-6 OP 003; Sicoob Credicoonai Agência 3210-7 Conta 505.200.9; Sicoob Saromcredi Agência 3171 Conta 3990-0 e Bradesco, Agência 3385-5 Conta 529-0.
A direção da unidade de atendimento alerta a população para ligações duvidosas ou pessoas que se apresentam como representantes da instituição e reforça que todas as doações devem ser registradas no setor de Captação do hospital ou depositadas nas contas bancárias oficiais.