Destaques Saúde

Santa Casa faz teste de antígeno em exame para detectar covid-19

26 de janeiro de 2021

Foto: Divulgação

PASSOS – A Santa Casa de Misericórdia de Passos, com o intuito de agilizar o diagnóstico do coronavírus, está realizando a pesquisa de antígeno por método imunofluorimétrico em swab (cotonete) da mucosa naso-faringe. O teste de antígeno indica o resultado em menor tempo após o recolhimento das amostras.

A nova modalidade de exame complementa as demais opções de testes para detecção do Sars-CoV-2 disponíveis na instituição e é indicada para identificar a infecção atual de coronavírus em indivíduos com indícios e suspeita da doença, preferencialmente até o sétimo dia do início dos sintomas.

Embora seu modo de coleta de amostra seja idêntico ao RT-PCR, o resultado colhido pelo teste de antígeno é revelado em menor tempo pois a detecção viral pode ser realizada na própria instituição, em vez de depender do envio ao laboratório de apoio.

O responsável técnico pelo Laboratório da Santa Casa de Passos, Renato Cassiano da Silveira, explicou que o exame de RT-PCR não deve ser descartado pelo indivíduo, principalmente em casos que a suspeita clínica for alta. A Santa Casa está realizando o teste de antígeno por meio de agendamento, no Posto de Coleta, pelo telefone (35) 3529-1445 ou pelo WhatsApp (35) 9 9810-7170.