Destaques Saúde

Santa casa está há seis dias com menos de 100% na UTI Covid

Por Gabriella Alux/ Redação

13 de julho de 2021

Foto: Reprodução

PASSOS – Pelo sexto dia consecutivo, a Santa Casa de Passos registrou índices de ocupação abaixo de 100% nos 50 leitos da Unidade de Terapia Intensiva Covid-19. Nos últimos dois dias, a taxa ficou abaixo de 80%. Na Enfermaria Covid-19, a ocupação caiu para 40%, na última sexta-feira, e tem se mantido abaixo dos 60% nos últimos três dias.

De acordo com o Boletim Coronavírus, divulgado diariamente pelo hospital, 6 de julho foi o último dia em que a UTI Covid-19 registrou 100% de ocupação. No dia seguinte, o índice caiu para 90% e chegou 88% no dia 8. Na última sexta-feira, 9, a taxa subiu para 92%, o que representa o último registro acima dos 90% no período. No sábado, o índice voltou a cair e ficou em 84%, baixando para 72% no domingo e, ontem, o hospital estava com 37 leitos ocupados, o que corresponde a uma taxa de 74%.

Para o diretor técnico da Santa Casa, José Ronaldo Alves, a demanda por leitos para o tratamento de infecção pelo coronavírus tem diminuído, mas é necessário manter as medidas de precaução devido ao cenário de pandemia e à baixa cobertura na vacinação.

A população de Passos e nossas cidades que são referência em atendimento estão longe dos 80% de público imunizado, o que nos preocupa bastante e nos deixa em alerta para um novo aumento de casos”, disse.

Continuamos trabalhando em grande desafio, com sobrecarga de trabalho para equipes. As emergências não relacionadas à covid-19 continuam sendo contratempos, pois os números de leitos para essas patologias estão reduzidos devido ao número de leitos críticos destinados para tratamento da covid-19. Ou seja, mesmo com a queda da demanda, continuamos trabalhando com superlotação no hospital”, disse.

Nesta segunda-feira, de acordo com boletim epidemiológico divulgado pela Prefeitura de Passos, foram registrados mais duas mortes e o município atingiu 281 óbitos desde o início da pandemia.