Destaques Saúde

Santa Casa de Paraíso volta a realizar cirurgias eletivas

Por Beatriz Silva / Redação

21 de agosto de 2020

Foto: Divulgação

PASSOS – As cirurgias eletivas realizadas pela Santa Casa de Misericórdia de São Sebastião do Paraíso estão sendo retomadas gradualmente. O serviço havia sido suspenso no fim de junho devido à falta de medicamentos essenciais para a realização dos procedimentos. Atualmente, por meio de análise diária, estão ocorrendo consultas e procedimentos de prioridades, bem como as triagens pelo comitê de cirurgias.

Neste ano, entre janeiro e julho, foram realizadas 1.544 cirurgias eletivas no hospital: o número é 9,01% menor que o registrado no mesmo período de 2019, quando 1.697 pacientes foram submetidos aos procedimentos. A adversidade, no entanto, tem sido enfrentada no país inteiro, uma vez que diferentes fornecedores estão tendo problemas para acompanhar o aumento na demanda por conta da pandemia do novo coronavírus. Assim, em território paraisense, a retomada dos procedimentos está acontecendo conforme o tipo de anestesia disponível para utilização.

Outros municípios da região permanecem com suas cirurgias eletivas suspensas. Em Cássia, o diretor do Hospital São Vicente de Paula, Lourival Chaves Figueiredo, diz que, entre os dias 15 e 20 de setembro, serão realizadas reuniões para definir o que pode ser feito em relação à retomada dos procedimento e à alta demanda.

A diretora da Santa Casa de Piumhi, Amanda Paula da Costa, ressalta que, no momento, não há possibilidade de realização das cirurgias.

Não temos previsão para retomada das eletivas, as cirurgias continuam suspensas por falta de insumos. Até que seja normalizado o fornecimento, a demanda está reprimida”, disse.

Em Itaú de Minas, a secretária de Saúde, Alessandra Fonseca, lembra que, por enquanto, apenas cirurgias emergenciais podem ser agendadas.

A fila é grande, porém ainda não é possível agendar todos os pacientes. A falta de materiais relacionados à entubação é o principal motivo”, explicou.

Cidade chega a 250 infectados pela covid

S.S. PARAÍSO – São Sebastião do Paraíso ultrapassou a marca de 250 casos de coronavírus na última quarta-feira, 19. Somente nos últimos sete dias, 18 pessoas foram diagnosticadas com a doença. Apesar dos números, o município não registra novas mortes há quase duas semanas.

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde, das 250 pessoas diagnosticadas com o vírus até agora, 221 já se recuperaram, 19 ainda apresentam os sintomas e estão em isolamento domiciliar e quatro estão internadas na Santa Casa de Misericórdia. Além disso, seis idosos acabaram morrendo em decorrência da doença.

Ainda segundo os dados emitidos pela pasta, 1.735 casos suspeitos de covid-19 já foram notificados no município desde o início da pandemia, há cinco meses. Desses, 213 foram descartados após realização de exames laboratoriais, incluindo 13 óbitos. No momento, não há nenhuma morte sob investigação na cidade.

Em relação à ocupação da ala covid da Santa Casa, dez pessoas com sintomas semelhantes aos do novo coronavírus estão internadas na enfermaria, sendo oito munícipes e dois moradores de outras cidades da microrregião. Já a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) tem três pacientes hospitalizados – todos moram em Paraíso. A taxa de ocupação dos dois setores é de 21,27% e 15%, respectivamente.

Apesar dos trabalhos de conscientização e fiscalização realizados pelo poder público a fim de combater o novo coronavírus, dezenas de casos de desrespeito às regras de distanciamento social e do uso de máscaras nas ruas da cidade já foram registrados. Segundo a prefeitura, tais atitudes têm contribuído para aumentar a ocupação dos leitos de enfermaria e UTI do hospital paraisense.