Destaques Saúde

Regional de Saúde de Passos faz encontro com prefeitos

19 de dezembro de 2020

Kátia Rita Gonçalves apresentou a estrutura organizacional e a finalidade da Regional. / Foto: Reprodução

PASSOS – Representantes da Regional de Saúde de Passos participaram de um encontro promovido pela Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande (Ameg) com os prefeitos eleitos na região. A reunião teve como temas:

Consórcios Públicos e Desenvolvimento Regional” e “Consórcio Ameg – Perspectivas para 2021”. A superintendente da Regional, Kátia Rita Gonçalves, apresentou ao público a estrutura organizacional e a finalidade do órgão, que é garantir a gestão do sistema estadual de saúde:

O foco da Superintendência Regional de Saúde é o de apoiar, assessorar e acompanhar os municípios na aplicação das políticas públicas de saúde”, disse, ressaltando a importância de se estabelecer uma interface com os gestores municipais de saúde em conjunto com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems-MG). “É importante porque facilita o encaminhamento das ações”, ressaltou.

A superintendente citou como exemplo dos benefícios desses diálogos e articulações os resultados que vêm sendo obtidos pelo Comitê Macrorregional Sul Covid-19, com a participação do Cosems-MG, em relação à assistência hospitalar aos pacientes com casos confirmados de covid-19.

Outro ponto de destaque foram os programas de Governo e seus projetos alinhados aos objetivos do Mapa Estratégico da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). Um deles trata da regionalização da assistência, com os projetos Organiza Redes; Política Hospitalar-Valora Minas; Regionalização e Fortalecimento da Governança Regional de Consórcios de Saúde.

Ainda de acordo com Kátia Gonçalves, esses programas e projetos para a área da saúde estadual visam superar os diversos desafios para melhorar e qualificar a assistência, mas precisam de uma postura mais estratégica dos prefeitos na utilização dos recursos e obtenção de eficiência: “Quanto mais juntos os prefeitos trabalharem, melhor o acesso para o usuário”, reforçou.

Ao final, a superintendente falou do trabalho da equipe da regional no enfrentamento da pandemia da covid-19 e alertou os prefeitos eleitos e os reeleitos para os cuidados com as festas de fim de ano e férias, que poderão causar um aumento na transmissão do novo coronavírus. Para isso, ela solicitou os presentes para conhecerem o programa Minas Consciente, sobre o qual poderão sustentar suas decisões quanto às medidas a serem adotadas.