Destaques Saúde

Região ultrapassa 40 mil casos de covid-19 e mortes chegam a 1.176

Por Gabriella Alux/ Redação

12 de julho de 2021

Foto: Divulgação

PASSOS – Nesta sexta-feira, os 27 municípios que integram a Superintendência Regional de Saúde de Passos (SRS-Passos) atingiram 40.146 casos de pessoas infectadas pelo coronavírus e 1.176 mortos em decorrência da doença. Desde a última sexta-feira, 2, foram 963 novos casos e 27 óbitos, sendo que 12 municípios registraram mortes pela covid.

Na última semana, Passos foi a cidade que mais teve novos registros da doença (248) e mortes (sete) devido ao coronavírus. Em seguida aparece São Sebastião do Paraíso aparece, com 155 novos casos, e Piumhi permanece em terceiro ao registrar 120 novos casos. Paraíso e Piumhi tiveram três mortes cada na última semana.

As cidades Capitólio (56), Itaú de Minas (51), Cássia (43), Itamogi (39), Carmo do Rio Claro (30) e Ibiraci e Pimenta, com 28 casos em cada, completam o ranking dos dez municípios com mais ocorrências de casos na região. Jacuí (25), Monte Santo de Minas (21), Alpinópolis (20), Capetinga (17), Nova Resende (14), São Tomás de Aquino (13), Pratápolis e Doresópolis (11) aparecem em seguida com mais casos positivos no período.

São João Batista do Glória (nove), Claraval (seis), Guapé e São José da Barra, com cinco casos em cada, Fortaleza de Minas, Delfinópolis e Bom Jesus da Penha, com dois casos em cada, e São Roque de Minas (um) são os municípios com menos registros de novos casos. Além de Passos, Paraíso e Piumhi, Bom Jesus da Penha, Capetinga, Capitólio, Guapé e São João Batista do Glória também registraram mortes em decorrência da covid-19, com duas ocorrências em cada município. Alpinópolis, Claraval, Itaú de Minas e Nova Resende registraram um óbito cada.

Neste período, Carmo do Rio Claro, Cássia, Delfinópolis, Doresópolis, Fortaleza de Minas, Ibiraci, Itamogi, Jacuí, Monte Santo de Minas, Pimenta, Pratápolis, São José da Barra, São Roque de Minas e São Tomás de Aquino não tiveram mortes por covid na semana passada. Em Vargem Bonita, não houve nenhum caso ou morte desde o dia 2 de julho.


Estado

Segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) neste sábado, 10, Minass registrou, desde o início da pandemia, 1.862.425 casos de covid-19. Nas 24 horas anteriores à divulgação, foram 6.801 novos casos da doença 184 mortes. Desde o início da pandemia, 47.942 morreram vítimas da doença em Minas.

Do total de pacientes, 1.745.485 são considerados recuperados, isto é, atendem a três pré-requisitos: estão há 72 horas assintomáticos; receberam alta hospitalar e/ou cumpriram isolamento domiciliar de dez dias; e estão sem intercorrências. Outros 68.998 permanecem em acompanhamento, internados ou isolados em casa.