Destaques Saúde

Região tem primeiro caso confirmado de coronavírus

31 de março de 2020

Foto: Divulgação

PASSOS – A Santa Casa de Passos confirmou, nesta segunda-feira, o primeiro caso de infecção por coronavírus (covid-19) no município. O paciente é um homem de 61 anos, natural e residente em Capitólio, que buscou atendimento em Passos na última quinta-feira, em um consultório particular, apresentando um quadro de doença pulmonar crônica.
Segundo boletim divulgado ontem, o município tem 237 casos suspeitos e treze descartados. De acordo com boletim divulgado nesta segunda-feira pela Secretaria de Estado de Saúde, em Minas são 29.724 suspeitas da doença, 261 casos confirmados e uma morte em decorrência da covid-19. O Estado investiga outros 23 óbitos. Na região, outros casos foram confirmados, ontem, pelas prefeituras de Alfenas, Lavras, Pouso Alegre e Toledo.
Na manhã de ontem o prefeito de Passos, Carlos Renato Lima Reis, o diretor-técnico da Santa Casa de Passos, o médico José Ronaldo Alves, e a médica infectologista Priscila Freitas Gonçalves, da Santa Casa, fizeram um pronunciamento no Facebook oficial da prefeitura. “Hoje, dia 30 de março, recebemos o resultado do laboratório Hermes Pardini, que testou positivo para infecção pelo covid-19. Trata-se de um paciente de 61 anos, do sexo masculino, que veio do município de Capitólio para a Santa Casa na quinta-feira”, afirmou o diretor-técnico do hospital.
Em nota, a Santa Casa informou que o paciente estava internado em leito de enfermaria da clínica médica, desde a última quinta-feira, 26, e estava recebendo medidas de isolamento e cuidados pela equipe assistencial. Contudo, no sábado, 28, o paciente apresentou uma piora no quadro respiratório, necessitando ser intubado (ventilação mecânica) e encaminhado para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) onde se encontrava até o fim da tarde de ontem.
Segundo o diretor técnico da Santa Casa de Misericórdia de Passos, José Ronaldo Alves, o caso positivo não altera a estratégia da unidade hospitalar. “Já estamos há semanas nos preparando para atender casos como estes de forma efetiva, cumprindo todas as medidas para o bem-estar, saúde e segurança dos pacientes”, reforçou.
A prefeitura divulgou um vídeo com as informações a respeito do caso confirmado e para reafirmar prevenções para que novas confirmações não aumentem nos próximos dias. No vídeo em questão, a infectologista da Santa Casa, Priscila Freitas Gonçalves, reforçou que as medidas restritivas são imprescindíveis para conter essa epidemia. “Peço a todos da comunidade que fiquem em casa”, frisou Priscila.
O prefeito de Capitólio, José Eduardo Valory, também se pronunciou ontem. Ele revelou que o paciente que contraiu o coronavírus foi com familiares e amgigos em São Paulo no início deste mês de março, e que possui um histórico de doença pulmonar. Ele aproveitou para reiterar os cuidados da comunidade para permanecer em distanciamento mínimo de um metro e outros, como lavar as mãos e outras medidas de siolamento.
Passos é o município do Sul de Minas com mais casos suspeitos da doença. A direção da Santa Casa também informou, no fim de semana, que o município tinha quatro crianças e cinco adultos internados no hospital da Santa Casa com sintomas de infecção. O hospital também investiga as mortes de duas mulheres por suspeitas da doença.
Casos descartados
De acordo informações da prefeitura e da Santa Casa, 14 suspeitas foram descartadas devido a testes com resultados negativos para covid-19 e outros oito ainda aguardam análise.
Um exemplo é a criança de quatro anos de idade, que estava internada na UTI sob ventilação mecânica desde a última semana e que também era uma suspeita para a infecção. Entretanto, de acordo com os resultados dos seus exames laboratoriais, o exame deu negativo.
“Trata-se de uma infecção pulmonar de outro agente. Vamos continuar nossa luta, não há motivos para pânico. Este é, na verdade, o momento de seguirmos as orientações de higienização pessoal e isolamento para nos proteger”, ponderou José Ronaldo.