Destaques Saúde

Região tem mais três óbitos por covid-19

Por Ralph Diniz / Especial

4 de novembro de 2020

Foto: Divulgação (Site EBC)

S. S. PARAÍSO – Mais três óbitos por covid-19 foram registrados na região, sendo dois em São Sebastião do Paraíso e um em Passos. De acordo com informações divulgadas pelas prefeituras nesta terça-feira, os óbitos ocorreram entre o dia 29 de outubro e ontem. Em Paraíso, já são 994 casos confirmados e 31 mortes. O município tem um óbito em investigação. Em Passos, o número de mortes subiu para 28, com o óbito de uma mulher de 79 anos, e os casos confirmados estão em 1.340.

Outubro terminou como o mês em que a covid-19 atingiu e matou mais pessoas em São Sebastião do Paraíso, município que passou, na última semana, a ter o maior número de óbitos em decorrência da doença. Durante o período, o número de óbitos dobrou em relação a setembro e mais de 300 novos casos da doença foram registrados.

De acordo com os boletins divulgados pela Secretaria de Saúde, durante todo o mês, os óbitos causados pela doença saltaram de 14 para 29, ou seja, uma média de aproximadamente uma morte a cada 48 horas. Isso significa que mais pessoas morreram por complicações do novo coronavírus no município em outubro do que em todos os outros meses somados, desde o início da pandemia.

Outro dado alarmante é o de novos casos da doença. De 1º a 31 de outubro, 320 pessoas foram infectadas pelo novo coronavírus. No mês anterior, haviam sido 319 registros. O mês começou com 665 pessoas contaminadas e terminou com 985 confirmações.

Ainda conforme as informações repassadas pela prefeitura, o número de casos suspeitos notificados subiu de 2.916 para 3.870 ao longo de outubro. Já os casos descartados foram de 348 para 431, incluindo sete óbitos. Por outro lado, o número de recuperados da doença também apresentou uma alta considerável no município. Até setembro, 559 pessoas que contraíram o vírus haviam se recuperado plenamente. Só em outubro, 363 pacientes conseguiram se curar.

Além do aumento de casos no último mês, o que continua preocupando as autoridades locais é a quantidade de pacientes internados na Santa Casa de Misericórdia. Segundo o boletim divulgado na tarde de sábado, 31, 13 pessoas com covid-19 estão internadas na enfermaria ou na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Outras 22 indivíduos com suspeita da doença também recebem tratamento no hospital.

Segundo informações, 29 pessoas estão internadas na ala covid do hospital paraisense e outras seis permanecem na UTI. As taxas de ocupação dos leitos são de 61,70% e 30%, respectivamente. Por conta dos altos números registrados nas últimas semanas, a Secretaria de Saúde se recusou a seguir a recomendação das autoridades e migrar para a onda verde do programa Minas Consciente. Assim, Paraíso permanece na onda amarela, que limita a presença de público a 30% da capacidade dos estabelecimentos comerciais, além de prever a obrigatoriedade do distanciamento de dois metros e do uso das máscaras.

LEIA TAMBÉM: URNAS DO PLEITO ELEITORAL DE PASSOS JÁ TÊM CARGA OFICIAL DE CANDIDATOS