Destaques Saúde

Região tem 93,6% dos pacientes recuperados após covid-19

Por Nathália Araújo / Redação

3 de novembro de 2020

Foto: Divulgação

PASSOS – O índice de pessoas que testaram positivo para o novo coronavírus e conseguiram se recuperar está em 93,64% na região. A informação consta no balanço realizado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). Ao todo, os municípios somaram 5.021 casos até este sábado, 31. Desse total, 4.702 pessoas já estão aptas a voltar às suas rotinas.


O que você também vai ler neste artigo:

  • Contingência
  • Número de mortes aumenta 110% em Paraíso

Conforme o levantamento, Passos é o local que conta com o maior número de confirmações (1.322), seguido de São Sebastião do Paraíso (966) e Piumhi (465). Em relação ao percentual de cura, Fortaleza de Minas, São José da Barra, Pimenta são os municípios que têm os melhores resultados, já que todos os pacientes estão recuperados e ninguém faleceu em razão da covid-19. Nas cidades de Carmo do Rio Claro, Doresópolis, Itamogi e Vargem Bonita, não há nenhum caso ativo da doença.

Para atender toda a região, somente as Santas Casas de Misericórdia de Passos e São Sebastião do Paraíso possuem leitos com equipamentos habilitados para tratar a covid-19 nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). Na primeira cidade, são 30 vagas, e cinco estão ocupadas, enquanto na segunda são 20, e outras cinco estão preenchidas. Somando as duas instituições, 80% dos leitos seguem disponíveis para novas internações. Em Minas Gerais, o coronavírus já infectou 355.226 pessoas, das quais 22.103 são acompanhadas pelas unidades de saúde, 324.207 conseguiram se recuperar e 8.916 não resistiram às complicações da doença.


Contingência

Com o intuito de combater a proliferação de arboviroses, tais como a dengue, chikungunya e zika, simultaneamente à epidemia de covid-19, a SES-MG desenvolveu uma reestruturação no plano de contingência para realizar diagnósticos precoces e, deste modo, estabelecer as medidas necessárias para controlar o índice de transmissão e reduzir a mortalidade no estado.

As ações foram divididas em três fases: a primeira é de detecção do risco em qualquer unidade territorial do plano de contingência. Na sequência, é realizada uma ação coordenada de resposta e, por fim, o comitê de Coordenação Estadual de Vigilância das Arboviroses vai realizar, entre dezembro e maio, análises semanais dos indicadores do plano.


Número de mortes aumenta 110% em Paraíso

PASSOS – Os números de casos confirmados de covid-19 e de mortes em decorrência da doença subiram de 665 para 981 (47,5%) e de 14 para 29 (110%), respectivamente, entre 30 de setembro e 30 de outubro em São Sebastião do Paraíso. O município, atualmente, é o que tem o maior número de óbitos na região. As últimas duas vítimas, um homem de 73 anos e uma mulher de 43 foram enterrados entre sexta-feira e sábado.

Em Passos, o aumento nos números da doença foi menor no mesmo período. Segundo boletim epidemiológico divulgado pela prefeitura em 30 de setembro, eram 1.088 casos e 24 mortes. No dia 30 de outubro, os registros estavam em 1.323 casos, o que representa um aumento de 21,6%, e as mortes por covid estavam em 27 (13% a mais). Piumhi, segundo informações divulgadas pela prefeitura no último dia 29, tem 465 casos confirmados e 10 mortes em decorrência da covid-19.

Por conta do avanço nos números, a Prefeitura de São Sebastião do Paraíso decidiu manter o município na Onda Amarela do programa Minas Consciente, elaborado pelo governo estadual para nortear a retomada da economia.
Na região, de acordo com informações da Secretaria de Estado de Saúde (SES) e das prefeituras, 132 mortes foram registradas até o último sábado. Os municípios com maior número de óbitos são Paraíso (29), Passos (27), Piumhi (10), Ibiraci (8), Jacuí (6), Itaú de Minas (5), Cássia (5), Pratápolis (5), Monte Santo de Minas (4), Alpinópolis (4), São João Batista do Glória (4), Carmo do Rio Claro (4), Itamogi (4), Capitólio (3), São Tomás de Aquino (3), Ilicínea (3) e Guapé (2). Nova Resende, Bom Jesus da Penha, Doresópolis, Claraval, Delfinópolis e Vargem Bonita têm um óbito cada. São José da Barra, Capetinga, São Roque de Minas, Pimenta e Fortaleza de Minas não tiveram mortes por covid-19.