Destaques Saúde

Região tem 457 casos suspeitos de coronavírus

30 de março de 2020

PASSOS – O número de casos suspeitos de coronavírus na região chegou a 457, segundo boletim epidemiológico divulgado neste sábado, 28, pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES). Passos (156), Paraíso (96), Guaxupé (36), Piumhi (28), Ibiraci (25) e Carmo do Rio Claro (21) concentram 79% das notificações.
Em Minas, segundo a SES, até ontem, eram 22.974 casos suspeitos e 205 confirmados. O Estado investiga 18 mortes pela covid-19 (doença causada pelo novo coronavírus), mas ainda não havia nenhuma confirmação.
De acordo com dados divulgados por prefeituras em contas oficiais no Facebook, o número de suspeitos na região pode ser bem maior. Em Passos, segundo o boletim divulgado pela prefeitura na tarde da última sexta-feira, 27, o município já havia atingido 193 casos suspeitos. Em Paraíso, também de acordo com boletim municipal da última sexta-feira, as suspeitas chegaram a 133.
Na região, São Sebastião do Paraíso e Passos adotaram a desinfecção de locais públicos com grande fluxo de pessoas para evitar a propagação do vírus e outros municípios estudam realizar o processo, como Carmo do Rio Claro, por exemplo.
Nesta semana, alguns municípios da região decidiram suspender parte das restrições impostas ao comércio. Em São José da Barra, a atividade foi liberada na última sexta-feira, com limitações em relação ao número de pessoas que podem ser atendidas nos estabelecimentos e determinações sobre medidas de higiene, jornada de trabalho e sistemas de venda por entrega em domicílio. Na próxima semana, Passos e São Sebastião do Paraíso devem analisar a retomada do comércio, também com controle sobre o funcionamento.
No Brasil, até este sábado, 92 pessoas já haviam morrido em decorrência da covid-19 no Brasil. O país tem 3.417 casos confirmados da doença. No mundo, o total de infectados chega a 600.663 e 27.737 pessoas já morreram.