Destaques Saúde

Região tem 242 registros de dengue em sete dias

Por Gabriella Alux/ Especial

23 de abril de 2021

Os casos apresentam queda na semana, mas aumentaram 15% em um mês. / Foto: Divulgação

PASSOS – Os registros de casos prováveis de dengue aumentaram 15% em um mês na região. De acordo com boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) na última terça-feira, em 17 municípios da região foram registrados 242 casos prováveis de dengue. Os números apresentam queda de nove casos em comparação com o boletim divulgado na semana passada.

Piumhi, com 77 novos registros, é o município com mais notificações na região na semana passada, seguido por Passos (59), São Sebastião do Paraíso (41) e Capitólio (24). Em comparação com a semana passada, Piumhi teve queda 12 casos a menos enquanto Passos registrou três ocorrências a mais.

São Sebastião do Paraíso e Capitólio mantiveram os números. Assim como Alpinópolis (seis), Pimenta, Itaú de Minas e Capetinga (cinco cada), Cássia, Monte Santo de Minas e São José da Barra (quatro cada), Guapé e Jacuí (dois cada) e Carmo do Rio Claro, Claraval, Fortaleza de Minas e São João Batista do Glória, com um caso cada. Em Paraíso, há um caso provável de chikungunya, sendo o único município da região com notificação da doença.

No boletim epidemiológico do dia 23 de março, as 17 cidades apresentavam 210 casos. Sendo Piumhi (57), Passos (52), Paraíso (46) e Capitólio (25) com mais notificações na região. Também houve aumento em Itaú e Monte Santo de Minas (três). Em Pimenta, foram quatro casos a menos, em comparação.

Cássia, Carmo do Rio Claro e Glória não apresentavam nenhum registro enquanto Alpinópolis, Guapé, São José da Barra, Capetinga, Jacuí, Fortaleza de Minas e Claraval mantiveram os mesmos números do mês passado. No estado de Minas, já são 16.037 casos prováveis nesta semana, 888 e dois óbitos a mais que o boletim anterior, do dia 13 de abril, e 4.708 a mais que o boletim do dia 23 de março. Os casos prováveis são os registros notificados, exceto os descartados, e compreendem os casos positivos e as suspeitas.