Destaques Saúde

Região registra 274 novos casos de covid-19

24 de agosto de 2020

Foto: Divulgação

PASSOS – Na última semana, houve um aumento de 15,2% no número de pessoas diagnosticadas com covid-19 nos municípios abrangidos pela Superintendência Regional de Saúde de Passos (SRS-Passos). Ao todo, foram registrados 274 novos casos da doença. O levantamento foi feito com base nos boletins epidemiológicos das prefeituras e da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).

A cidade que registrou o maior percentual de aumento foi São José da Barra (66,66%). Logo em seguida está Monte Santo de Minas, com elevação de 64,28% nos casos de covid-19. Em Bom Jesus da Penha, os registros subiram 58,82%, enquanto em Carmo do Rio Claro, Doresópolis, Fortaleza de Minas e Vargem Bonita não houve nenhuma notificação. Passos é o município que, desde o início da pandemia, teve mais casos confirmados – até a última sexta-feira, 554 moradores haviam sido diagnosticados com a doença.

Em relação ao número de leitos hospitalares habilitados para tratar o coronavírus, apenas quatro instituições da região contam com vagas em enfermarias: o Instituto São Vicente de Paulo, em Cássia, e as Santas Casas de Misericórdia de Passos, São Sebastião do Paraíso e Piumhi. Para internações nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), existem apenas 72 leitos habilitados na região, divididos entre Passos e São Sebastião do Paraíso. Desse total, 23,61% está ocupado.

Para conter a disseminação do novo coronavírus, a maioria das cidades da região aderiu às medidas estabelecidas pelo programa Minas Consciente, que determina etapas para que os serviços não essenciais possam retomar suas atividades. Todo o sudoeste mineiro está enquadrado na Onda Amarela. No caso dos municípios que optaram por não participar do projeto, foram adotadas as ações da Deliberação nº 17, estabelecida pelo Comitê Extraordinário Covid-19.