Destaques Saúde

Região pode ter aumento em casos e mortes por conta do Dia das Mães

Por Felipe Misuraca/ Especial

14 de Maio de 2021

Foto: Arquivo FM

PASSOS – Estudo realizado pela Universidade Federal de Alfenas (Unifal) aponta que Passos e São Sebastião do Paraíso podem registrar aumento no número de internações e de mortes de pessoas com covid-19 devido ao feriado de Dia das Mães. De acordo com levantamento feito pela instituição, Varginha e Três Pontas também podem sofrer consequências por conta de aglomerações ocorridas nas comemorações.

Segundo a secretária de Saúde de Paraíso, Adelma Lúcia, a região deve ficar atenta nas próximas semanas. Para ela, ainda é cedo para afirmar que o número de casos confirmados de covid-19 vai aumentar devido às festividades do Dia das Mães, uma vez que poucos dias se passaram.

Só iremos saber, de fato, se haverá tal aumento daqui uma semana, aproximadamente. As pessoas que contraíram o vírus no último domingo só devem começar a apresentar os primeiros sintomas a partir deste fim de semana”, disse.

Em Passos, segundo dados divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e compilados no estudo da Unifal, houve um aumento de 165% na média semanal de casos, sendo esse o pior percentual das cidades mais populosas do Sul de Minas. Ainda segundo o estudo, a pressão sobre o sistema hospitalar apresenta sinais de diminuição apenas em Alfenas e Pouso Alegre, enquanto que em Passos e Varginha, a tendência é de estabilidade.

O levantamento também aponta que, além da elevação do número de casos, Varginha, Lavras, Alfenas, Três Corações e Três Pontas devem enfrentar um aumento no número de mortos devido à doença. Em Alfenas, a situação pode se tornar preocupante devido a possível aumento de óbitos, além de possuir o registro da pior cobertura vacinal da população idosa na região.