Destaques Saúde

Região já aplicou 28,8 mil doses de vacinas anticovid

11 de março de 2021

Foto: Agência Brasil

PASSOS – Os 27 municípios que fazem parte da Superintendência Regional de Saúde de Passos (SRS Passos) aplicaram 28.880 doses das vacinas contra a covid-19 até esta quarta-feira, 10. Segundo informações da regional, a imunização foi destinada a grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde. Nesse período, a SRS Passos já distribuiu 29.416 doses das vacinas Coronavac/Butantan e Astrazeneca/Fiocruz para as secretarias municipais de saúde.


Você também pode gostar de: Vendas de peixe aumentam cerca de 50% na Semana Santa

Os grupos contemplados até agora na área da regional são trabalhadores da saúde, idosos de 80 e mais anos, idosos residentes em instituição de longa permanência e pessoas maiores de 18 anos portadoras de deficiência em residência inclusiva. De acordo com a SRS, os trabalhadores da saúde são o grupo com o maior número de imunizados nestas etapas iniciais da campanha nacional de vacinação, com 20.081 doses aplicadas.

Na avaliação da coordenadora de Vigilância Epidemiológica (Nuvepi) da SRS Passos, Márcia Aparecida Silva Viana, as etapas da imunização da população contra a covid-19 estão evoluindo conforme as orientações da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).

A campanha de vacinação segue tranquila em todos os municípios e todo o tumulto observado nos momentos iniciais da campanha deixou de existir em função da melhoria no seu manejo pelos municípios e melhor adequação às normas da SES- MG”, disse.

A distribuição das vacinas é feita a partir da rede de frio da regional de saúde, mediante apoio da Polícia Militar, que promove segurança local e fornece escolta aos veículos no transporte até os municípios. Essa logística foi planejada e vem sendo executada desde o início da campanha em Minas Gerais.

Para a coordenadora de Vigilância em Saúde de São Tomás de Aquino, Giselle Matos Ribeiro, que esteve em Passos para retirar as 60 doses destinadas ao município, na última segunda-feira, 8, a distribuição e transporte das vacinas estão bem organizadas. “A regional está de parabéns, e a polícia também”, disse, acrescentando que a vacinação em São Tomás de Aquino está transcorrendo tranquilamente. “Hoje termina a dos idosos de 81 anos”, disse.