Destaques Saúde

Região chega a 269 casos de covid

3 de julho de 2020

Foto: Divulgação (Site EBC)

PASSOS – O número de casos positivos de infecção pelo novo coronavírus chegou a 269 nesta quinta-feira. De acordo com boletins divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) e prefeituras da região, Passos, com 71 registros, Paraíso (53) e Piumhi (42) são os municípios com maior incidência. Piumhi é a cidade com maior número de mortes confirmadas (três), seguida por Passos (duas) e Capitólio (duas).

De acordo com informações das prefeituras, em Piumhi, dois novos óbitos estão em investigação por suspeita de covid-19. Em Passos, também há duas mortes por suspeita de coronavírus em
investigação.

Nos boletins divulgados nesta quinta-feira, o maior avanço no número de casos confirmados foi registrado em Piumhi, que passou de 36 para 42, seguido por Passos, que foi de 67 para 71. Em Paraíso e em Carmo do Rio Claro, houve um registro a mais, em cada.

Em Passos, segundo informações da prefeitura, a maior parte dos pacientes (39) é do sexo masculino. As mulheres são 32. Entre os casos positivos, 51 já estão recuperados, 11 estão em recuperação em isolamento domiciliar, sete estão internados e dois morreram.

Na região, segundo informações da SES, são 165 pacientes já recuperados da doença e 82 pessoas estão em acompanhamento.

O que você vai ver neste artigo: 

  • Santa Casa
  • Paraíso
  • Em um mês, casos de infecção por coronavírus aumentam mais de 300%

Santa Casa

De acordo com boletim divulgado ontem pela Santa Casa de Passos, o hospital registrou 301 notificações de infecção por coronavírus, sendo 50 casos confirmados, dos quais 17 estão internados, 21 estão recuperados, cinco estão em isolamento domiciliar e sete pacientes morreram. De acordo com o hospital, há sete casos suspeitos em investigação, dos quais três estão internados, dois em isolamento domiciliar e duas mortes estão sendo investigadas.

Paraíso

Em paraíso, cinco pacientes foram diagnosticados com o novo coronavírus nos primeiros dias de julho. Ao todo, 20 pessoas estão isoladas em suas residências e três permanecem
internadas.

Em Minas, já são 50.707 casos positivos e 1.059 mortes por covid-19. De acordo com o boletim divulgado pela SES às 10h desta quinta-feira, 3.123 das confirmações e 52 óbitos ocorreram nas 24 horas anteriores à divulgação. No estado, 715 municípios já registraram casos positivos de infecção pelo novo coronavírus.

Em um mês, casos de infecção por coronavírus aumentam mais de 300%

PASSOS – O número de pessoas que testaram positivo para o novo coronavírus cresceu significativamente nos últimos 30 dias, conforme aponta o levantamento realizado com base nos dados divulgados pelos boletins epidemiológicos das prefeituras de nove municípios da região. As informações são referentes ao período de 01 junho a 01 de julho e o resultado mostra que a média de aumento é de 339%, considerando que cidades do interior mineiro têm registrado um número cada vez maior de pessoas infectadas.

A pesquisa soma os dados dos municípios com maior incidência de casos na região, sendo Cássia, Carmo do Rio Claro, Delfinópolis, Itaú de Minas, Passos, Piumhi, Pratápolis, São João Batista do Glória e São Sebastião do Paraíso. Entre esses, Passos é o que conta com mais pacientes infectados, visto que no relatório de 01 de julho, as unidades de saúde somaram 67 casos, enquanto há 30 dias, 20 era o número total de positivos. O maior percentual de avanço da infecção é de 300% e se refere a São Sebastião do Paraíso; enquanto em Piumhi, três mortes por covid-19já foram
confirmadas.

Durante o período em que se refere o levantamento, boa parte dos municípios da região flexibilizaram o decreto que suspendia atividades comerciais para aqueles que não oferecem serviços essenciais. Academias, bares, lanchonetes e restaurantes, os quais estavam fechados, com serviços de delivery ou com funcionamento até determinado horário, ganharam novas condições de atendimento presencial.

As cidades que fazem parte da Associação de Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande (Ameg), não aderiram ao programa Minas Consciente, que possui diversos protocolos de retomada das atividades econômicas no estado, variando o período de volta dos serviços de acordo com cada segmento. Ao todo, a região já registrou mais de 250 casos positivos de covid-19 e dez óbitos foram confirmados; em todo o estado, quase um milhão de meio de pessoas foram infectadas pelo coronavírus e o número de mortes é de 59 mil.

Em nota, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), informou que o aumento é visto em todo o estado e que as medidas de lockdown (restrição de circulação de pessoas e atividades do comércio não essencial) poderão ser aplicadas em locais específicos, de acordo com a necessidade.

O elevado número de casos se deve à modificação na metodologia de coleta de dados, o que permitiu atualizar a situação epidemiológica dos municípios com o total de casos acumulados até hoje”, justificou.