Destaques Saúde

Rede pública de saúde da região recebe vacina contra meningite

23 de junho de 2020

Foto: Agência Brasil

PASSOS – A região recebeu unidades da vacina Meningo Acwy, que previne conta meningite e infecções generalizadas provocadas pela bactéria meningococo dos tipos A, C, W e Y. A vacina passou a ser fornecida pelo Sistema Único de Saúde neste ano.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, em 2019, foram registradas 1.037 ocorrências no Brasil, sendo que as regiões Sudeste (556 casos), Sul (182 casos) e Nordeste (176 casos) apresentaram os maiores números de casos notificados. Em 2019, foram confirmadas 57 mortes pela doença no estado de Minas Gerais.

Priscila Soares Corrêa Faria é enfermeira referência técnica em imunização alerta para a necessidade de vacinação contra a menigite.

É uma vacina muito importante porque ela protege 4 subtipos de meningite, e essa doença é muito grave, tem uma evolução muito rápida, pode causar óbito e a transmissibilidade dela é extremamente alta, por isso que o Ministério da Saúde liberou essa vacina pelo calendário nacional”.

A profissional ressaltou que os sintomas podem serem confundidos com outras doenças, o que causa preocupação no setor da saúde.

Os sintomas iniciais da doença, como febre, irritabilidade, dor de cabeça, perda de apetite, náusea e vômito podem ser confundidos com outras doenças infecciosas, como a gripe. Por isso, é muito importante conhecer a doença, seus sintomas, sua gravidade, seus diferentes tipos e todas as formas de prevenção”.

Além disso, por estar inserida no calendário nacional de vacinação, Priscila Faria explicou que não é uma vacina que tem campanha específica, como a do sarampo, recentemente.

Não há campanha, é uma vacina que foi incluída no calendário nacional de vacinação para adolescente de 11 a 12 anos. As crianças mais novas que forem para a sala de vacina serão agendadas para essa dose contra meningite”, disse.