Destaques Saúde

Projeto da Uemg contribui para qualidade do SUS

Por Gabriella Alux / Especial

24 de novembro de 2020

Foto: Divulgação (Agência Brasil)

Passos – O Projeto de Educação pelo Trabalho (PET) Interprofissionalidade Saúde Mental é um projeto realizado na Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. Tem o objetivo de melhorar a qualidade da atenção à saúde no Sistema Único de Saúde (SUS), contribuindo para a qualificação profissional e a formação de estudantes de diversas áreas de conhecimento vinculadas à saúde. Atualmente, um livro está sendo lançado para ajudar na divulgação e a disciplina foi inserida neste semestre.

Itamar Faria, diretor da Uemg, comenta que o projeto promove aprendizados profissionais. “O PET Interprofissionalidade Saúde Mental tem a finalidade de promover o conhecimento em diversas áreas. Como a equipe envolve estudantes de diferentes cursos, os discentes têm a possibilidade de entender como acontece processo de atendimento na área da saúde e podem trocar experiências. Além disso, todos os envolvidos no PET Saúde têm contato direto com a realidade profissional e também com muitos profissionais que já atuam na área, trabalhando nos locais onde o projeto é desenvolvido”.

O preceptor do PET Interprofissionalidade Saúde Mental Thales França, psicólogo do Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (Caps Ad), relata que o livro é uma iniciativa de divulgação da temática da interprofissionalidade.

É uma junção de artigos produzidos pelos integrantes do PET, uma construção conjunta de cada mini equipe, a escrita de cada artigo foi pautada pela colaboração, trabalho em equipe, discussões e reflexão coletiva. Um trabalho feito por muitas mãos desde a concepção até a escrita. Cada artigo reflete nossa vivência da interprofissionalidade, está carregado de relatos de experiência do projeto e das discussões fecundas dos nossos encontros”, conta.

Sobre a disciplina, Thales argumenta que ela busca a interação entre saberes, identidades profissionais, lugares de atuação no cuidado em saúde.

É uma oportunidade para superar alguns paradigmas, nichos profissionais, preconceitos, ruídos na comunicação, e favorecer uma atuação centrada no usuário, que combine práticas colaborativas e a ampliação do respeito e valorização o entre categorias. A disciplina foi ofertada para todos os cursos da saúde da Uemg – Unidade de Passos. As aulas serão ministradas por integrantes do PET interprofissionalidade, alunos, preceptores, tutores e convidados que estudam o tema”.

O projeto foi iniciado em 2019 e é composto por uma coordenadora geral, dois coordenadores de grupo; quatro preceptores da rede municipal de saúde; dois tutores; 12 acadêmicos da UEMG, sendo eles dos cursos de Enfermagem, Serviço Social e Medicina.