Destaques Saúde

Profissionais fazem live sobre prevenção ao suicídio

12 de setembro de 2020

Foto: Divulgação (Site EBC)

PASSOS – A psiquiatra Amanda de Lima Teixeira e a psicóloga Neuza Furtado, de Passos, fazem neste sábado uma live sobre prevenção ao suicídio. Neste mês, é realizada a campanha Setembro Amarelo, destinada à discussão sobre o assunto.

A inspiração veio da campanha Setembro Amarelo, já que este é o mês dedicado à prevenção do suicídio. Sabemos que informar a população é uma arma poderosa para a prevenção e que este tema ainda é muito carregado de tabus e preconceitos. Assim, abrir este espaço de discussão com a população visa, também, engajar e fortalecer a sociedade em defesa da vida”, disse Amanda, membro titular da Associação Brasileira de Psiquiatria.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 800 mil pessoas cometem suicídio a cada ano, com um caso ocorrendo a cada 40 segundos. Em 2020, a estimativa é que o número possa ser maior.

Em razão da pandemia, as taxas de suicídio vêm apresentando, também, um aumento, porque os casos de transtornos mentais têm aumentado de forma significativa”, reforçou a psiquiatra.

Uma pesquisa realizada e publicada pelo Pine Rest Christian Mental Health Services, um hospital psiquiátrico e de saúde comportamental dos Estados Unidos, revela que o número de suicídios aumentou em 32% durante a quarentena imposta pela pandemia do coronavírus. Ao longo da live, as pessoas poderão enviar dúvidas às profissionais da saúde mental.

Vamos abordar mitos e verdades sobre o comportamento suicida, as principais patologias mentais implicadas, estratégias para prevenção e como ajudar alguém em risco. Iremos expor o conteúdo e a live também estará aberta para que o público faça perguntas sobre o tema”, explicou Neuza.

A transmissão será às 16h pelo Instagram da psiquiatra Amanda de Lima Teixeira (@amandalima.psiquiatria).