Destaques Saúde

Prefeituras liberam vacina contra a gripe Influenza para todas as idades

Por Gabriella Alux/ Redação

8 de julho de 2021

Foto: Reprodução

PASSOS – A partir de amanhã, 9, os municípios de Passos, São Sebastião do Paraíso, Guapé, São Roque de Minas e Itaú de Minas começam a vacinação contra a gripe Influenza em pessoas que não integram os grupos prioritários. Em Passos, a imunização será feita em todas as salas de vacina. Em Paraíso, a vacinação será no sábado, 10, pelo sistema drive thru, das 9h às 16h, na Arena Olímpica. Para se imunizar contra a influenza em Itaú, basta ir ao Programa de Saúde da Família (PSF) mais próximo.

A Prefeitura de Guapé informa que, na segunda-feira, 12, começará a vacinar pessoas de seis anos a 59 anos que ainda não se imunizaram contra a gripe. A vacinação no município acontece na quadra da Escola Estadual Antônio Passos Silva, com entrada pela rua Prefeito Antônio Bernardes, das 8h às 13h.

Segundo informações do governo de Minas, o estado tem a maior cobertura vacinal na Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza 2021. Foram aplicadas 4.597.856 doses, o que equivale a 53,5% de cobertura do grupo prioritário. O número é maior que a média de cobertura vacinal do Brasil, que está em 42,2%. Os dados são do Ministério da Saúde, atualizados no último domingo no painel Influenza. A orientação do ministério era vacinar pelo menos 90% das pessoas que fazem parte dos grupos prioritários.

O estado recebeu 6.885.200 doses e tem aplicado em média 54.736 vacinas por dia. A campanha começou em 12 de abril e atende a grupos considerados prioritários como crianças de 6 meses a 6 anos, idosos acima de 60 e diversas categorias profissionais como trabalhadores em saúde, das forças de segurança, professores, entre outros.

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) foi comunicada, pelo Ministério da Saúde, sobre a ampliação da oferta da vacina para a população geral, a partir de 6 meses de idade, na Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza 2021 a partir do dia 9 de julho. A orientação foi dada pelo Ministério da Saúde devido à baixa adesão do público-alvo em todo o país. Até então, a campanha estava focada em idosos, crianças e grupos prioritários.

O governo federal também prorrogou a campanha enquanto durarem os estoques de vacina nos municípios. A estratégia de vacinação e as unidades de saúde em que ela ocorre são definidas pelas prefeituras. A campanha tem como objetivo evitar complicações, hospitalizações e mortes em decorrência da influenza.


Passos inicia vacinação contra a covid em pessoas com 47 anos

PASSOS – A Prefeitura de Passos inicia hoje, 7, a vacinação contra a covid-19 em pessoas com 47 anos e sem comorbidades. A imunização acontece das 7h30 às 15h30 na sala de vacina do ambulatório São Lucas, na rua Lavras, e nas unidades do Programa Saúde da Família (PSF) Penha III e CSU. Nas demais salas de vacinas, a imunização será das 7h30 às 11h. Para vacinar, é preciso levar documentos pessoais (RG e CPF), comprovante de residência, cartão de vacinas, caso tenha disponível, e ser cadastrado no Vivver.

Em Delfinópolis, a prefeitura aplica a vacinação contra a covid-19 para as pessoas com idade entre 50 e 59 anos, sem comorbidades, até amanhã, 9. A imunização acontece na sala de vacina da rua José Abrahão Pedro, 157, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 15h30. Para vacinar, é preciso levar cartão de vacina, CPF e documento pessoal com foto. Amanhã, 9, das 8h às 20h, a Prefeitura de Piumhi inicia a aplicação da primeira dose contra a covid em pessoas de 50 a 54 anos, sem comorbidades, na praça da matriz.

São Sebastião do Paraíso aplica a vacina hoje, 8, para todos os trabalhadores de empresas de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso. A vacinação acontece das 9h às 16h, no sistema drive-thru, no posto de puericultura. As Prefeituras de Bom Jesus da Penha e Capetinga iniciaram o processo de imunização para o setor industrial, que são trabalhadores de atividades onde há a transformação de uma matéria prima em produto final.

Trabalhadores de produção, petróleo, fabricação de alimentos, farmacêuticos, atividades de correio e entregas, telecomunicações, educação, saúde e segurança dos trabalhadores da indústria, entre outros, fazem parte dos atuais contemplados com a vacina. Em Bom Jesus da Penha, é necessário realizar o cadastro e assinar o formulário disponível no portal da prefeitura e, com isso, a Secretaria de Saúde irá chamar os inscritos para aprovar a imunização. Capetinga começa a chamar os trabalhadores hoje, 8, a partir das 14h, para aplicar a vacina.

Capitólio dá continuidade ao processo de imunização em pessoas com 59 anos e prevê vacinação para pessoas entre 55 a 59 anos e trabalhadores industriais. A Prefeitura de Claraval vacina, até essa sexta, pessoas na faixa etária de 47 a 49 anos, na sala de vacina, das 8h às 19h, e no PSF Porteira, das 13h às 16h.

A Secretaria de Saúde de Itamogi vacina pessoas de 48, 49 e 50 anos a partir de quarta-feira, 14, nos PSFs e posto do Cerrado, mediante agendamento. O paciente deve ter cadastro nas unidades básicas de saúde (PSF) pelo menos 6 meses de antecedência a vacina.
Monte Santo de Minas vacina contra a covid, no posto de saúde, hoje, 8, as pessoas com 57 anos, amanhã, 9, as com 56 anos e na segunda-feira, 12, as com 55 anos.

Itaú de Minas contempla a vacina contra a covid-19 para pessoas acima de 47 anos, caminhoneiros, professores de educação de escolas públicas e privadas, pessoas com comorbidades e deficientes permanentes acima de 18 anos e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros. A imunização acontece na Estação Cultura, das 8h às 13h.