Destaques Saúde

Prefeitura libera eventos com até 100 pessoas e bares até 24h

Por Gabriella Alux / Redação

17 de julho de 2021

Foto: Divulgação

PASSOS – A partir deste sábado, 17, Passos retorna à onda amarela do Minas Consciente e passa a permitir festas, comemorações, inaugurações presenciais e evento com até 100 pessoas, mediante a apresentação do Plano de Contingência junto à Secretaria de Saúde.

Novo decreto divulgado ontem, 16, pela prefeitura do município também permite o funcionamento do setor de alimentação, como bares, restaurantes, lanchonetes e similares, das 6h às 24h. A prefeitura também libera serviços de entretenimento simplificados, como voz e instrumentos musicais, com até quatro integrantes ou utilização de sonorização mecânica.

Os hipermercados, supermercados, mercados e mercearias, casa de frios, açougues, peixarias, hortifrutigranjeiros, quitandas, centros de abastecimento de alimentos, lojas de conveniência, de água mineral e de alimentos, estão autorizados a funcionar, diariamente, das 6h às 22h. O horário de funcionamento dos segmentos produtivos, comerciais e de serviços fica permitido até as 20h.

A nova medida também permite academias, centros de prática esportiva ou clubes de recreação e demais atividades físicas e desportivas até as 22h. Também nesse horário máximo, fica permitida atividades religiosas, celebrações, missas e cultos. A prefeitura deixa proibida a colocação de mesas e cadeiras nas praças, ruas e avenidas, o uso de espaços de lazer e entretenimento como espaço kids, playgrounds, sinucas, jogos de mesa, etc.

Em Fortaleza de Minas, novo decreto permite o funcionamento de comércio e prestadores de serviços em geral das 5h às 23h. A nova medida proíbe apresentações presenciais de artistas ou de espetáculos culturais, bem como a utilização de aparelhos de televisão ou de equipamento de transmissão de som ou de som e imagem em áreas internas e externas de bares, restaurantes, lanchonetes e outros estabelecimentos comerciais com atendimento ao público, no qual haja consumo de bebidas e comidas.

O aluguel de ranchos, chácaras e realização de eventos festivos também está proibido. O horário de funcionamento do Velório Municipal será das 5h até as 23h, todos os dias da semana, sendo que o funeral deverá ocorrer por no máximo cinco horas, com dez pessoas por vez, devendo os sepultamentos serem realizados nesse período. As atividades religiosas, celebrações, missas e cultos, inclusive grupos de orações, também poderão ocorrer diariamente, entre as 5h até as 23h, com intervalo mínimo de duas horas entre os eventos.

A Prefeitura de Fortaleza de Minas estabelece algumas punições, dentre elas, uma multa de R$1,8 mil para caso o estabelecimento comercial voltar a funcionar no período em que estiver com alvará suspenso. Em Delfinópolis, o novo decreto permite o funcionamento de todas as atividades comerciais e empresariais, com capacidade máxima de 60 pessoas, assim como as atividades religiosas, celebrações, missas ou cultos.

A prefeitura do município também liberou eventos, desde que o organizador providencie o selo evento seguro, no site https://www.secult.mg.gov.br/seloeventoseguro. A nova medida proíbe entretenimento com músicas ao vivo em bares. A Prefeitura de Itamogi liberou o funcionamento de todas as atividades comerciais, inclusive bares, restaurantes e congêneres, diariamente, até as 23h.

A administração também libera atividades religiosas com até 75% da capacidade, aulas presenciais de cursos e na Casa da Cultura e Casa da Família, dentre outras determinações. O município proíbe a locação de chácaras e similares, salões e casas de festas, públicas e particulares para realização de eventos. Em São José da Barra, a prefeitura autorizou o funcionamento dos estabelecimentos comerciais, industriais e de prestação de serviços das 6h às 24h, diariamente. Os restaurantes, lanchonetes, bares, trailers e congêneres também poderão funcionar até as 24h.