Destaques Saúde

Prefeitura inicia vacinação para pessoas com comorbidades

13 de Maio de 2021

Pessoas que tiverem comorbidade devem apresentar formulário assinado pelo médico. / Foto: Divulgação

S. S. PARAÍSO – A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso inicia no próximo sábado, 15, a vacinação contra a covid-19 para pessoas com 59 anos e que possuem comorbidades, seguindo o Plano Nacional de Imunização definido pelo Governo Federal. A Secretaria de Estado de Saúde encaminhou 1.434 doses especificamente para este público e dois grupos terão prioridade: pessoas com síndrome de down acima de 18 anos, e pessoas com algum tipo de deficiência física permanente e que estejam cadastradas no Benefício de Prestação Continuada (BPC) e com idade acima de 59 anos.

A vacinação acontecerá das 9h às 16h, em sistema drive thru, no estacionamento da Arena Olímpica João Mambrini. Para ter direito à imunização, a pessoa deverá preencher um formulário padrão assinado pelo médico, contendo o número do prontuário e indicação de quais comorbidades a pessoa possui. O documento está disponível para download no site da Prefeitura e nas Unidades de Saúde da Família (USF). Sem a apresentação deste formulário, a pessoa não poderá ser vacinada.

Entre as principais comorbidades listadas no documento estão diabetes, pneumopatia crônica grave, hipertensão pulmonar, arterial e com lesão em órgão alvo, insuficiência cardíaca, síndrome coronariana, cardiopatia, doenças da aorta, arritmia cardíaca, doença cérebro vascular, doença renal crônica, próteses valvares, obesidade mórbida e cirrose hepática. Pessoas que fazem hemodiálise serão imunizadas, independente da idade.

Pelo número de doses recebidas, a Prefeitura pretende vacinar pessoas com comorbidades até a idade de 55 anos. Como a vacina é fornecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS), quem possui planos de saúde pode solicitar que o médico do plano assine o formulário padrão, porém, estas pessoas precisam estar cadastradas na USF. Moradores da zona rural podem procurar o Ambulatório Municipal (prédio em frente da Prefeitura), das 7h às 16h, para efetuar o cadastro.