Destaques Saúde

Prefeitura faz pesquisa sobre retomada de aulas presenciais

6 de outubro de 2020

Foto: Divulgação

PASSOS – Termina nesta terça-feira, 6, a pesquisa realizada pela Secretaria de Educação de Passos para saber a opinião de pais de alunos das escolas públicas municipais sobre um possível retorno das aulas presenciais em 2020.De acordo com a secretária Zinete Guimarães Rattis, apesar de a prefeitura estar consultando os pais, ainda não há planos para que as aulas presenciais sejam retomadas no momento. A pesquisa é feita de forma anônima e conta com sete perguntas acerca do tema “Educação Durante a Pandemia”.

Segundo Rattis, o link para acessar o formulário foi divulgado por meio de grupos das escolas municipais no WhatsApp, e 3.858 pais ou responsáveis já participaram. A pesquisa também pode ser acessada pelo site da prefeitura (www.passos.mg.gov.br). Devido à pandemia do novo coronavírus, que já causou mais de 140 mil mortes em todo o país, escolas e universidades tiveram que se adequar ao ensino remoto emergencial. Diferentemente do EAD, o ensino remoto emergencial não é uma modalidade, mas uma adaptação feita pelas instituições para que os alunos não percam o ano letivo.

Decreto mantém suspensão

O Prefeito de Passos, Carlos Renato Lima Reis, o Renatinho Ourives, assinou ontem, 5, novo decreto mantendo a suspensão das aulas presenciais por tempo indeterminado. A medida vale para todo o território municipal e envolve escolas públicas, privadas, creches, cursos estudantis, cursos de capacitação e treinamentos presenciais acima de 20 pessoas. O decreto 1867/20 entrou em vigor mo mesmo dia e está disponível para consulta por meio do link https://www.passos.mg.gov.br/decretos-municipais-coronavirus, assim como todos os outros decretos relacionados ao combate à pandemia no município.

Governo de Minas lança vídeo com recomendações para volta às aulas

BELO HORIZONTE – O Governo de Minas apresentou, ontem, um vídeo que reúne as principais recomendações do protocolo sanitário desenvolvido pela Secretaria de Saúde de Minas Gerais (SES) para o retorno às aulas presenciais no estado. As orientações tratam de medidas que devem ser adotadas por instituições de ensino, pais e alunos para um retorno seguro às atividades. O conteúdo está disponível neste no Instagram (www.instagram.com/tv/CF-AT66lt6P/?igshid=1ju5aetwiyodq).

Autonomia

O chefe de gabinete da SES-MG, João Pinho, ressaltou a importância do envolvimento da população neste momento de avanço na flexibilização. “Para que o protocolo seja eficiente, é fundamental que toda a comunidade escolar siga essas diretrizes e, assim, possamos avançar da melhor forma”. Pinho reforçou que a retomada respeita a autonomia das prefeituras e das famílias.

Pinho reforçou que a retomada respeita
a autonomia das prefeituras e das famílias. / Foto: Divulgação