Destaques Saúde

Prefeitura deve vacinar cerca de 20 mil idosos em Passos

Por Adriana Dias / Redação

10 de fevereiro de 2021

Em Passos e São Sebastião do Paraíso vacinação ocorrerá a partir desta quinta-feira em sistema de drive-thru. / Foto: Divulgação

PASSOS – A Prefeitura de Passos aguarda orientações da Secretaria de Estado de Saúde para definir o início da vacinação de idosos com mais de 90 anos. Segundo a administração, estão cadastradas no município cerca de 20 mil pessoas com idade acima de 60 anos. Até a tarde de ontem, novas doses eram aguardadas, conforme informou a assessoria de Comunicação da prefeitura, e também a definição de quais idades serão contempladas primeiro.


O que você também vai ler neste artigo:

  • Belo Horizonte
  • PNI e idosos

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Priscila Faria, e com o prefeito Diego Oliveira, estão sendo aguardadas as orientações da Secretaria de Estado de Saúde para definir qual idade será contemplada na vacinação.

A estratégia de vacinação dependerá do quantitativo recebido de vacinas pela Superintendência Regional de Saúde (SRS). Nossa planilha de idosos no município são 461 pessoas acima de 90 anos; 2.330 entre 80 e 89 anos; outros 5.918 com idades entre 70 e 79 anos e 10.619 entre 60 e 69 anos”, informou a prefeitura, em nota. As datas de vacinação não têm definição antes do recebimento das remessas de vacinas.

Belo Horizonte

O governo de Minas começou, nesta terça-feira, a distribuição de mais 315,6 mil doses da vacina Coronavac para as 28 Unidades Regionais de Saúde (URS) do estado. Essa é a quarta remessa recebida do Ministério da Saúde. Além dos trabalhadores da saúde, idosos de 90 anos ou mais também começam a ser imunizados em todo o estado. Mais de 100 mil idosos devem ser contemplados neste momento, em mais uma etapa da maior operação de vacinação da história de Minas Gerais.


PNI e idosos

De acordo com o Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde (MS), os riscos de agravamento e óbito por covid-19 e de vulnerabilidade social foram considerados para a definição dos grupos prioritários. Segundo a Nota Técnica publicada pelo ministério, foram avaliados a transmissão comunitária e o risco de morte por covid-19 relacionado a faixas etárias mais avançadas, que chega a ser 8,5 vezes maior para hospitalização e 18,3 vezes maior para óbito entre idosos com mais de 90 anos ou mais.

Nesta terça-feira, 11 unidades regionais já haviam recebido as doses – BH, Uberlândia, Uberaba, Ituiutaba, Montes Claros, Januária, Pirapora, Varginha, Pouso Alegre, Divinópolis e Sete Lagoas. Já nesta quarta, outras 17 regionais devem receber.


Você também pode gostar de: PM apreende arma e drogas em floricultura no Califórnia