Por Adriana Dias / Redação
10 de fevereiro de 2021
Foto: Divulgação
PASSOS – A Prefeitura de Passos aguarda orientações da Secretaria de Estado de Saúde para definir o início da vacinação de idosos com mais de 90 anos. Segundo a administração, estão cadastradas no município cerca de 20 mil pessoas com idade acima de 60 anos. Até a tarde de ontem, novas doses eram aguardadas, conforme informou a assessoria de Comunicação da prefeitura, e também a definição de quais idades serão contempladas primeiro.
O que você também vai ler neste artigo:
De acordo com a secretária municipal de Saúde, Priscila Faria, e com o prefeito Diego Oliveira, estão sendo aguardadas as orientações da Secretaria de Estado de Saúde para definir qual idade será contemplada na vacinação.
“A estratégia de vacinação dependerá do quantitativo recebido de vacinas pela Superintendência Regional de Saúde (SRS). Nossa planilha de idosos no município são 461 pessoas acima de 90 anos; 2.330 entre 80 e 89 anos; outros 5.918 com idades entre 70 e 79 anos e 10.619 entre 60 e 69 anos”, informou a prefeitura, em nota. As datas de vacinação não têm definição antes do recebimento das remessas de vacinas.
O governo de Minas começou, nesta terça-feira, a distribuição de mais 315,6 mil doses da vacina Coronavac para as 28 Unidades Regionais de Saúde (URS) do estado. Essa é a quarta remessa recebida do Ministério da Saúde. Além dos trabalhadores da saúde, idosos de 90 anos ou mais também começam a ser imunizados em todo o estado. Mais de 100 mil idosos devem ser contemplados neste momento, em mais uma etapa da maior operação de vacinação da história de Minas Gerais.
De acordo com o Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde (MS), os riscos de agravamento e óbito por covid-19 e de vulnerabilidade social foram considerados para a definição dos grupos prioritários. Segundo a Nota Técnica publicada pelo ministério, foram avaliados a transmissão comunitária e o risco de morte por covid-19 relacionado a faixas etárias mais avançadas, que chega a ser 8,5 vezes maior para hospitalização e 18,3 vezes maior para óbito entre idosos com mais de 90 anos ou mais.
Nesta terça-feira, 11 unidades regionais já haviam recebido as doses – BH, Uberlândia, Uberaba, Ituiutaba, Montes Claros, Januária, Pirapora, Varginha, Pouso Alegre, Divinópolis e Sete Lagoas. Já nesta quarta, outras 17 regionais devem receber.
Você também pode gostar de: PM apreende arma e drogas em floricultura no Califórnia