Destaques Saúde

Prefeitura de Passos retoma vacinação contra a doença

3 de fevereiro de 2021

Priscila Soares assumiu a secretaria de saúde nesta segunda-feira. / Foto: Divulgação

PASSOS – A Prefeitura de Passos inicia nesta quarta-feira, 03, a etapa de vacinação contra covid-19 entre os profissionais de saúde que atendem pacientes com suspeita de infecção pelo novo coronavírus e os trabalhadores atuantes em laboratórios de análises clínicas.

Conforme a secretária de saúde do município, Priscila Soares Corrêa Faria, a ação será realizada devido às doses remanescentes do imunobiológico. Até a presente data, o município recebeu 4.090 doses da vacina para serem aplicadas como primeira dose, e 1.156 para serem aplicadas como segunda dose.

Das 1.156 unidades distribuídas, 434 foram destinadas ao hospital Santa Casa de Misericórdia de Passos, 150 para Unidade de Pronto Atendimento (UPA), 120 à Unidade Básica de Saúde São José, 207 à Atenção primária, 24 ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), nove à Vigilância Epidemiológica, 34 à saúde mental, e 178 ao Lar São Vicente de Paulo, sendo 95 doses destinadas aos moradores do lar de idosos.

Na terça-feira, 02, após a nova remessa do imunobiológico ter sido distribuída para as unidades de saúde, o excedente foi entregue às salas de vacinação da Unidade Básica de Saúde São Lucas, situada na Rua Lavras, e da unidade Programa Saúde da Família (PSF) Planalto, na avenida Brasília. Estas, por sua vez, serão aplicadas, entre hoje e amanhã, das 13h às 20h, nos profissionais de saúde.

Existem profissionais de saúde e pessoas que trabalham em laboratórios que atendem pacientes suspeitos ou confirmados de covid-19, porém, não trabalham em nenhuma instituição de saúde das quais nós distribuímos o imunobiológico. A maneira que nós encontramos para que estes recebam a vacina, já que também fazem parte do grupo prioritário, foi disponibilizado os dois dias para a vacinação”, disse.

Até o encerramento desta edição da Folha, não foi possível divulgar o número de vacinas a serem disponibilizadas, no entanto, a secretária de Saúde reforçou que a aplicação, em ambas as salas de vacina, seguirão critérios específicos.

Teremos triagem nas salas e distribuição de senhas. O profissional de saúde interessado deverá levar, no momento da vacinação, o comprovante do conselho de classe e uma declaração de onde trabalha. Caso seja autônomo, pode levar a declaração do imposto de renda, da anuidade do conselho, etc. De qualquer forma, é fundamental que seja comprovada a formação e que este esteja atuante. Para as pessoas que trabalham em laboratórios, deve-se levar também a comprovação do trabalho atual e, em ambos os casos, é necessário ainda o comprovante de endereço, pois, neste momento, apenas os residentes em Passos serão vacinados”, alertou Priscila. Dúvidas e demais informações em relação a vacina contra a covid-19 podem ser sanadas por meio do setor de epidemiologia do município de Passos, através do número do telefone 3522-7177.


Secretária toma posse

PASSOS – Priscila Soares Corrêa Faria assumiu, na última segunda-feira, 1º, a Secretaria de Saúde de Passos. Formada em enfermagem pela Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), em 2001, e funcionária de carreira há 14 anos, a nomeação se deu a convite do prefeito Diego Rodrigo Oliveira.

Ela já atuou como enfermeira supervisora das Santas Casas de Misericórdia de Belo Horizonte e de Franca (SP), supervisionou os estágios de enfermagem na Universidade Claretiano, em Batatais (SP), e na Uemg, unidade Passos.

Foi enfermeira supervisora da UPA de Passos e coordenadora da Vigilância Epidemiológica. Antes da atual função, Priscila também foi a referência técnica de imunização do município.

Me senti honrada, acredito que terei muitos desafios pela frente, mas estou confiante nessa gestão e também na equipe que compõe a Secretaria de Saúde, a qual é extremamente competente e técnica”, disse.

Sobre as adversidades que poderá enfrentar no setor de saúde, Priscila informou estar preparada para entregar o seu melhor.

Conheço a saúde, pois já trabalhei em vários setores da prefeitura, sei bem as dificuldades enfrentadas e sei também que a saúde de Passos tem características positivas, porém, muitas coisas podem ser melhoradas. Diante dessa pandemia, acredito que os desafios se tornam ainda maiores e que a saúde é o bem mais precioso do ser humano, por tanto, estarei à disposição para fazer o melhor de mim, para que, juntamente com minha equipe, possamos aprimorar cada vez mais a saúde da nossa população”, finalizou.