Destaques Saúde

Prefeitura de Itaú de Minas e Hospital firmam convênio

2 de julho de 2020

Foto: Divulgação (Agência Brasil)

ITAÚ DE MINAS — A Prefeitura Municipal de Itaú de Minas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, firmou na última quarta-feira, 01, um novo convênio com o Hospital Itaú para ampliação dos serviços prestados de modo público. A parceria com a rede privada, além de acrescer a oferta de serviços especializados e gratuitos à comunidade, também é reconhecida pelo executivo como uma alternativa para manter o hospital de portas abertas.

Como anteriormente divulgado pela Folha, uma queda de cerca de 50% na arrecadação do hospital ameaçava fazê-lo fechar. De acordo com o gerente administrativo da instituição, Diego Torres da Silva, desde 2014 a situação financeira da instituição é complexa e, com o advento da pandemia, a qual diminuiu a frequência de pacientes em consultas, a situação agravou-se, tornando cada vez mais difícil manter os recursos para continuidade das equipes de saúde ou da própria unidade.

Segundo a secretária de saúde, Alessandra Fonseca, o setor executivo identificou, no convênio, uma forma de colaborar com a unidade. Assim, ao atender a população gratuitamente, o custeio das consultas será tarifado por meio da chamada Tabela do Sistema Único de Saúde (Tabela Sus), e quitada pelo município, o que, consequentemente, deve contribuir com o aumento da arrecadação do hospital.

Na realidade, entre os anos de 2017 e 2018 já tínhamos este tipo de parceria. No caso, eram realizadas algumas consultas especializadas, exames ou pequenas cirurgias, no entanto, as mesmas foram interrompidas. De qualquer maneira, queríamos ter este convênio, de modo oficial, há mais de um ano, então, como a crise do hospital se intensificou, nos reunimos com os representantes da unidade, promotores, prefeito e firmamos a contratação do serviço”, explicou Alessandra.

Com o convênio, o Hospital Itaú passa a realizar consultas de média complexidade por meio do SUS, como por exemplo, atendimentos cardiológicos, ginecológicos, ortopédicos, urológicos, além de exames de ultrassom, ecocardiograma, exame audiométrico, cirurgias gerais, etc.

Vamos dar prioridade ao hospital, todas as consultas que puderem ser realizadas diretamente no município, serão realizadas aqui. Desde que assumimos a gestão, nossa ideia sempre foi essa, além de ajudarmos o hospital, os munícipes também acabam sendo contemplados, por evitarmos deslocamentos desnecessários, uma vez que temos uma ótima estrutura por aqui”, completou a secretária.

Por sua vez, Diego Torres da Silva considerou o convênio positivo e aguarda os seus resultados.

Este é um passo muito bom que demos junto a prefeitura. Conseguiremos movimentar mais o hospital, com contratos de consultas, exames e cirurgias. Nossa estrutura está totalmente a disposição, e os procedimentos, que já estão sendo agendados, passam a ser uma esperança para um faturamento mais positivos”, disse.

Ainda em complemento, o gerente administrativo da instituição lembrou que a equipe do hospital continua em busca do aumento da receita. Entre as tentativas, há o projeto “Irmão Amigo”, no qual o itauense faz uma contribuição mensal e ganha descontos em consultas, exames, etc.

Estamos constantemente trabalhando para aumentar o serviço dentro do hospital, inclusive, nos organizamos em relação a cirurgias. Nós temos disponibilidade no centro cirúrgico, mesmo que, neste momento, muitos outros hospitais precisaram interromper o serviço”, finalizou.