Destaques Saúde

Prefeitura de Delfinópolis faz mutirão de saúde na zona rural

Gabriella Alux

10 de junho de 2022

No mutirão, foram realizados 110 atendimentos médicos e 52 aplicações de vacinas./ Foto: Divulgação.

DELFINÓPOLIS – A Secretaria de Saúde de Delfinópolis fez um mutirão de saúde nas regiões do Vão da Babilônia e Mata dos Marques, na última quarta-feira, 8. Na ação, foram realizadas triagens e aplicações de vacinas para melhorar o atendimento da saúde à população da zona rural. O mutirão contou com a presença das equipes do Estratégia Saúde da Família (ESF) Babilônia, Vigilância em Saúde, Sala de Vacina e Vigilância Sanitária e parceria com a Secretaria de Transporte.

De acordo com a secretária de Saúde de Delfinópolis, Elisa Campos Pinto, o mutirão foi uma iniciativa da equipe de Saúde de Babilônia, em Ponte Alta, para auxiliar os moradores do Vão da Babilônia, que está localizado a cerca de 40 quilômetros da zona urbana de Delfinópolis. Segundo ela, no local, as equipes realizaram atendimento de consulta médica geral, aferição de pressão arterial, glicemia, administração de medicamentos e orientações de saúde. Além disso, ela diz que também tiveram atendimentos odontológico na escola e orientações da vigilância sanitária nas pousadas locais e ampliação das campanhas de vacinação.

O principal objetivo dessa iniciativa foi promover mais qualidade de vida e prevenção de doenças aos moradores da zona rural. No total, as equipes do mutirão realizaram 110 atendimentos no geral, nos quais foram solicitados exames laboratoriais e de imagem e renovações de receita médica de medicamentos de rotina. As equipes também administraram 52 doses de vacinas, sendo, dentre elas, das campanhas da gripe, contra a covid-19, do calendário básico de vacina antitetânica e hepatite B”, afirmou a secretária.

Segundo Elisa, os moradores do local, diante dessa iniciativa, se sentiram muito acolhidos e importantes, tanto que ofereceram café da manhã, almoço e café da tarde a todos da equipe que estavam atendendo. A secretária afirma que pretende realizar novos mutirões na zona rural para que haja melhoria na saúde geral dos moradores.

Nosso objetivo é fazer dois mutirões de saúde na regional da zona rural no Distrito de Babilônia. Ao todo, são dois mutirões por ano, pois buscamos fazer dois por ESF, e sempre iniciamos pelo Distrito de Babilônia, onde a zona rural é de difícil acesso, devido ser trechos de serra. Por conta da pandemia, esse projeto estava parado, mas, agora com a suspensão do estado de calamidade pública, temos a intenção de voltar a realizar esses atendimentos com mais frequência”, finalizou.