Destaques Saúde

Prefeito pede ajuda à PM contra aglomerações

4 de agosto de 2020

Foto: Divulgação (Agência Brasil)

ITAÚ DE MINAS – As frequentes festas fora do perímetro urbano têm preocupado bastante as autoridades do município em relação à disseminação do novo coronavírus. Diante a situação, o prefeito enviou um ofício ao comandante do 12º Batalhão da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais, tenente-coronel Luiz Otávio, no sentido de disponibilizar o serviço da Patrulha Rural com o objetivo de coibir as aglomerações em chácaras, sítios, ranchos e fazendas.

De acordo com o gestor municipal, Ronilton Gomes Cintra (PSD), Itaú aderiu ao plano ‘Minas Consciente’ no combate ao contágio do novo coronavírus, mas os números da convid-19 têm nos preocupado muito, porque uma cidade de pouco mais de 16 mil habitantes já registrou dois óbitos.

Temo ainda 47 pessoas contaminadas pelo vírus, 33 curadas, 11 em isolamento domiciliar, e uma internada na Santa Casa de Passos. Estamos preocupados e fazendo o possível para que cada vez mais Itaú de Minas aumente a incidência dessa doença e acabar também com os encontros na zona rural”, afirmou.

Ronilton, de 70 anos, revelou que o município não tem condições de formar uma equipe para fiscalizar ou atender denúncias sobre as ‘festinhas’ em propriedades rurais, principalmente nos fins de semana.

Somos impotentes nesse sentido. Então pedi ajuda à Polícia Militar (PM) para o combate às aglomerações que estão proibidas de serem realizadas no Brasil todo. Vivemos um momento atípico na saúde pública mundial em decorrência da disseminação do vírus, cujo combate exige a conjugação de todos os órgãos do poder público”, ressaltou.

O prefeito se diz inconformado com parte da população itauense que não tem respeitado os protocolos do Ministério da Saúde para não contrair a covid-19.

O povo não respeita as normas da Secretaria Municipal de Saúde. Temo contado com total apoio da PM e Polícia Civil de Itaú, mas mesmo assim estamos bastante preocupados, porque a administração tem procurado ao máximo zelar pela saúde dos nossos moradores. Sábado passado, após denúncia, evitamos a realização de uma festa de aniversário. Tudo já estava preparado para receber dezenas de parentes e amigos. Recentemente houve uma ‘have’ no aeroporto da cidade com participação de aproximadamente 300 pessoas. Isso é falta de consciência de muita gente e com certeza reflete no aumento de casos positivos”, disparou o político.

Capitão diz que Polícia Militar já desenvolve trabalho na zona rural

ITAÚ DE MINAS – A assessora de comunicação do comando do 12º Batalhão da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais, tenente Nayara Pessoa, confirmou o recebimento do ofício encaminhado pelo prefeito itauense. O documento foi repassado ao tenente-coronel Luiz Otávio, comandos da companhia PM de Cássia e pelotão de Itaú, capitão Torres e tenente Borges, respectivamente.

Em todas as cidades desempenha-se também o serviço de policiamento na zona rural com os mesmos Policiais que atendem na cidade. Desencadeamos ações de preventivas e repressivas, conforme cada situação, bem como quando somos acionados por alguém que se diz vítima de um delito qualquer. Quanto ao pedido do prefeito de Itaú, os policias sempre estiveram atentos às aglomerações, mas como é um problema grave de saúde pública, no caso festas, reuniões com elevado número de pessoas, o deslocamento da viatura policial normalmente e realizado juntamente com um agente da área epidemiológica do município. A PM está à disposição para realizar operações conjuntas com o Poder Público Municipal, garantindo o poder de polícia dos fiscais da prefeitura”, explicou o capitão Torres

Em razão de compromissos inerentes à sua função, o tenente Borges, comandante do pelotão PM de Itaú de Minas não pode atender a reportagem para comentar sobre o assunto.

Brigada

O tenente e comandante da 77ª Companha de Passos, Giovani, afirmou foi montada pela prefeitura a Brigada de Enfrentamento de combate à covid que percorre toda a cidade e quando depara com situações que vão de encontro ao Decreto Municipal, tomam as providências cabíveis.

Estamos dando todo apoio quando nos solicitam, inclusive, lançamos o registro dos Reds que são encaminhados ao Juizado Especial Criminal e também ao Ministério Público”, frisou.

Nos últimos finais de semana a brigada tem recebido inúmeras denúncias de festas no município. Para tanto, mais uma vez, a prefeitura solicita à população que respeite o isolamento social e alerta sobre o descumprimento do artigo 268 do Código Penal Brasileiro, que garante de um mês a um ano de detenção e multa aos que infringirem a determinação do Poder Público, destinada a impedir introdução ou propagação da covid-19”, contou Giovani.

A Administração Municipal ressalta que a brigada, juntamente com a PM, permanece realizando fiscalizações, autuando em R$ 5 mil aos que seguem realizando festas e confraternizações, encaminhado os respectivos boletins de ocorrência para o Ministério Público.