Destaques Saúde

Prefeito de Alpinópolis anuncia parceria para abrir novos leitos para tratamento da covid-19

1 de abril de 2021

Foto: Divulgação

O atual prefeito de Alpinópolis, Rafael Freire, publicou, nesta quinta-feira, 01, um vídeo nas redes sociais, divulgando que o Hospital Cônego Ubirajara Cabral recebeu a aprovação para disponibilizar novos leitos para o tratamento da covid-19. Confira o pronunciamento na íntegra:

“A pandemia da Covid-19 tem exigido muito de nós, a todo momento. Ações rápidas e efetivas precisam ser tomadas para salvar vidas. E isso estamos fazendo, e sem reclamar. Se Deus me permitiu conduzir a cidade no pior momento desta crise sanitária (e não tem sido fácil) é porque Ele sabe que vamos vencer em breve.

O Hospital de Alpinópolis não é administrado por mim. Trata-se de uma instituição filantrópica que recebe recursos do SUS e do município. Mas nem por isso vamos deixar de caminhar juntos, ainda mais neste momento de aflição e desespero para todos. Passei os dias em reunião com o provedor Juarez e a Superintendência de Saúde de Passos, buscando alternativas visando a prestação rápida de assistência hospitalar para nossa população que necessita dos atendimentos da Covid.

Fiz o pedido a Regional de Saúde para transformar o nosso hospital em leitos de retaguarda pra Covid-19 e com isso ter condições de atender nossos pacientes (leves e médios) na nossa própria unidade hospitalar. O meu pedido foi atendido e nesta quarta-feira nosso hospital recebeu a inspeção da Vigilância Sanitária de Passos, recebendo o sinal positivo para funcionar.

A proposta é ampliar para 11 leitos, sendo 3 para os casos médios que necessitam de respiradores, e 8 pra casos leves mas que demandam internação. A notícia boa é que poderemos atender, além de Alpinópolis, os municípios vizinhos que demandar vagas de leitos. É um sopro de esperança para muitos, mas para mim é a certeza de que Alpinópolis escolheu defender a vida.

Agradeço o empenho da diretoria do Hospital Cônego Ubirajara Cabral, dos seus colaboradores e também o apoio recebido do Departamento de Saúde e do nosso vice-prefeito, que contribuíram para este trabalho. Na próxima semana teremos o retorno definitivo da SES e já a implantação dos leitos. Viva o SUS, viva a ciência!”