Destaques Saúde

PMP realiza ações voltadas para servidores da Saúde

12 de setembro de 2020

Foto: Divulgação (Agência Brasil)

PASSOS – Neste período de pandemia, a Prefeitura de Passos, por meio da Secretaria de Saúde e a Coordenação Mental está trabalhando em ações internas com os profissionais da pasta. E, devido ao mês de prevenção ao suicídio – Setembro Amarelo – o município vem ofertando aos servidores atendimentos voltados à saúde mental. Iniciativa pioneira entre as ações internas da secretaria, o projeto de atendimento aos profissionais que atuam na linha de frente do combate ao coronavírus, “Cuidando de quem cuida através de práticas integrativas”, garante assistência física e psicológica aos servidores, por meio de fisioterapeutas e psicólogas. Já nas unidades de saúde do município, os profissionais estão recebendo atendimentos terapêuticos e atividades relaxantes após o período de trabalho. Em conjunto às ações mencionadas, a pasta está implantando um disk escuta que será coordenado por psicólogos.

Além da atenção especial com os profissionais que estão na linha de frente em combate à covid-19, a administração municipal tem investido em capacitações para os servidores que lideram o atendimento de urgência e emergência, a fim de agilizar a primeira assistência aos pacientes e efetivar o encaminhamento ao serviço especializado.

Atualmente, Passos conta com alguns pontos de campanha de apoio à saúde mental, incluindo o Programa Saúde da Família (PSF), o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), CAPS AD, Ambulatório de Saúde Mental e hospitais. O primeiro atendimento a saúde mental é realizado no PSF da respectiva região do paciente. Posterior ao diagnóstico, se necessário, o munícipe é encaminhado para um acompanhamento com psicólogo ou psiquiatra. Atrelado aos atendimentos e ações que vem sendo desenvolvidas na cidade, a Secretaria de Saúde ainda ressalta a importância do apoio familiar e a conscientização dos canais de ajuda citados acima