Destaques Saúde

Planilha aponta aumento relevante de casos de covid

Por Ézio Santos/ Especial

26 de dezembro de 2020

Foto: Divulgação (Agência Brasil)

PASSOS – O aumento nos casos de pessoas contaminadas pelo novo coronavírus em Passos pode ser comprovado por meio dos boletins epidemiológicos diários divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde nas redes sociais da administração. No entanto, a situação é bem mais grave se comparados os números compilados à planilha elaborada e atualizada todos os dias pelo matemático e estatístico passense Fábio Pimenta Esper Kallas.


Você também pode gostar de:

DER realizaou 6,3 mil operações

Desde meados de julho, o ex-presidente do Conselho Curador da extinta Fundação de Ensino de Passos (Fesp) insere no gráfico dados como casos positivos, aumentos diários, recuperados, em recuperação, hospitalizados, óbitos confirmados e aumentos semanais. Para o leitor ter ideia da gravidade em relação aos contaminados pelo vírus, dia 19 de julho eram 169. Em números crescentes, nesta quarta-feira, dia 23, chegou a 1.792 pessoas contaminadas.

Observando os números, podemos perceber que Passos está passando pelo pior momento em contaminações desde o início desta pandemia, e com tendência forte de alta nos próximos dias. Cabe aos profissionais de saúde apontar as causas deste aumento vertiginoso que estamos tendo, mas acredito que evitar aglomerações e manter todos os cuidados podem ser fundamentais, neste momento, para barrar o crescimento desta disseminação do vírus”, declarou Kallas.

Observando o gráfico de óbitos, percebe-se uma estabilidade já há muitos dias.

Os números apontam para uma estabilidade. Isso mostra que o trabalho médico da Santa Casa é de excelência, mesmo com a inexistência de medicamentos específicos para o tratamento desta doença. Existe um protocolo médico recomendado para se evitar a contaminação do vírus, evitando aglomerações, usando máscaras e higienizando as mãos constantemente, o que parece que não está sendo seguido pela nossa população”, frisou o matemático.

Fábio Kallas é diretor Geral e Acadêmico da Faculdade de Inovação e Tecnologia de Minas Gerais (Fit). Como professor, leciona na Universidade do Estado de Minas Gerais, unidade Passos, para universitários dos cursos de matemática, engenharias civil, ambiental e de produção.

Foto: Divulgação