Destaques Saúde

Piumhi registra primeira morte causada pelo novo coronavírus

14 de abril de 2020

PIUMHI – Nesta segunda-feira, 13, foi registrado em Piumhi o primeiro óbito de paciente com infecção causada pelo novo coronavírus. O enterro foi feito com o caixão fechado e não houve velório. Em nota oficial emitida pela Santa Casa de Misericórdia do município, o hospital não deu informações sobre o paciente. Segundo a secretária de Saúde de Piumhi, Aline Barbosa, a vítima era um idoso, de 78 anos, que possuía doenças como a diabetes mellitus e cardiopatia crônica. “Esse paciente deu entrada no hospital na data do dia 23 de Março e seguiu internado da UTI deste então. Ou seja, nós tivemos 21 dias de internação desse paciente e ele veio a óbito hoje (ontem) pela manhã”, disse Aline. O paciente esteve em São Paulo antes da contaminação, então Aline acredita que esse primeiro caso tenha sido importado.

Além do primeiro óbito, Aline também confirmou o segundo caso positivo na cidade. “Na data de ontem à noite nós recebemos um resultado positivo de um outro paciente, de 52 anos, do sexo masculino que também possui diabetes mellitus. Esse paciente positivou e não esteve fora do município neste período que poderia ter sido o período de contágio”, disse ela, o que leva à admissão de transmissão comunitária. Diante disso, a secretaria afirmou que as ações da secretaria de saúde terão de ser reavaliadas.

“Poderemos ter outros casos surgindo a qualquer momento”, disse ela, “ele (o vírus) já circula em nosso município e eu acredito que em grande proporção”. Ontem, 13, em Piumhi, 51 casos de pacientes com sintomas leves eram monitorados, em domicílio. Também há três casos suspeitos aguardando resultado do exame e dois casos confirmados, em que um veio a óbito. Além desses casos, existe um óbito em investigação por suspeita da doença.