Destaques Saúde

Piumhi registra mais duas mortes por coronavírus

Por Beatriz Silva / Redação

14 de agosto de 2020

Foto: Divulgação

PASSOS – Piumhi registrou, nesta quinta-feira, mais duas mortes em decorrência da covid-19. Uma das vítimas era um idoso, de 82 anos, que morava em um asilo no município e estava internado em Passos. Ele foi sepultado na noite de ontem, em Piumhi. Esta teria sido a terceira vítima da doença, que morava no asilo, sepultada nesta semana. A prefeitura não divulgou informações sobre o outro óbito. A cidade é a segunda da região com mais mortes por infecção pelo novo coronavírus, atrás somente de Passos, que, até esta quinta-feira, registrava 13 óbitos.

O que você também vai ler neste artigo:

  • Taxa de ocupação
  • Duas mortes

Taxa de ocupação

A taxa de ocupação de leitos de enfermaria especiais para pacientes infectados por covid-19 passou de 27% para 41% em pouco mais de 20 dias na região. De acordo com levantamento apurado entre as Santas Casas de Misericórdia de Passos, de São Sebastião do Paraíso, de Piumhi e no hospital de Cássia, em 17 de julho, dos 96 leitos clínicos disponíveis, 26 estavam ocupados, já de acordo com os números da última quarta-feira, 11, a ocupação atingiu 40 unidades.

A Santa Casa de Misericórdia de Passos, que durante o último estudo apresentou 15 dos seus 79 leitos clínicos habilitados para covid-19, durante a última quarta-feira, passou a ter taxa de ocupação de 22%, com 17 leitos ocupados. Em relação às Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), dos 52 leitos de UTI habilitados para a doença, 11 estavam ocupados em 17 de julho, e, na atualidade, com dois pacientes a mais, o hospital registra 13 leitos de UTI utilizados.

No hospital de Cássia, a taxa de ocupação de leitos de enfermaria foi de 10% para 40%, conforme os dados mais recentes, oito dos 20 leitos estão ocupados, o resultado mostra seis casos a mais em comparação a 17 de julho, quando apenas dois leitos estavam ocupados.

Em território paraisense houve diminuição na ocupação de leitos de enfermaria. Dos 47 leitos de clínicos disponíveis, apenas dez estão ocupados, enquanto que, no mês passado, eram 18. Quanto aos 20 leitos de UTI, em ambos os períodos a taxa de ocupação é de 20%, com quatro leitos em uso.

Piumhi apresentou diminuição de um paciente internado na enfermaria especial de covid-19, com isso, dos 29 leitos disponíveis, apenas cinco estão ocupados atualmente, ressalta-se que a Santa Casa piumhiense não contempla leitos de UTI destinados ao enfrentamento do Novo Coronavírus, bem como o hospital de Cássia.

Duas mortes

A Santa Casa de Misericórdia de Passos registrou, na última terça-feira, 11, mais duas mortes por covid-19. Ate então, o hospital contabiliza 33 vítimas de covid-19 e, segundo informações da equipe de assessoria imprensa, 25% das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e 22% dos leitos clínicos estão ocupados, em relação aos números de pacientes positivos para a doença, foram registrados 17 casos confirmados em internação, seis em isolamento domiciliar e 154 recuperados.

Dentre os novos óbitos divulgados na terça-feira, uma das vítimas era um idoso de Claraval, de 72 anos, que morava no município de Ibiraci. Em entrevista à Folha, o setor de vigilância epidemiológica de Ibiraci informou que a vítima, cujo atestado de óbito confirma a morte por covid-19, possuía infecção renal crônica e hipertensão arterial sistêmica. A outra vítima era moradora de São João Batista do Glória.