Destaques Saúde

Pessoas com 40 anos ou mais já podem vacinar contra covid-19

Gabriella Alux

22 de junho de 2022

O Ministério da Saúde determinou a aplicação da vacina contra covid em pessoas com 40 anos ou mais./ Foto: Arquivo FM.

PASSOS – Pessoas com 40 anos ou mais podem se vacinarem contra a covid-19, com a aplicação da segunda dose de reforço (4ª). Em Passos, além dessa liberação, as pessoas que receberam a vacina Janssen no esquema primário, o segundo reforço para pessoas de 18 a 39 anos e o segundo ou terceiro reforço para pessoas de 40 anos ou mais também poderão ser imunizadas.

Amanhã, 24, São Sebastião do Paraíso realiza o Super Drive-Thru para vacinar, com a terceira dose contra a covid-19, para o público acima de 18 anos e com a quarta dose em adultos com 40 anos ou mais e trabalhadores de saúde. A imunização está agendada na Arena Olímpica, das 9h às 16h. No local, também terá vacinação contra a gripe para grupos prioritários, exceto crianças.

Em Bom Jesus da Penha, para vacinar, basta procurar a sala de vacinação, localizada na Unidade de Vigilância em Saúde, nas terças e quintas, entre 7h e 16h. Para mais informações, o interessado pode ligar no número (35) 3563-1440.

Segundo a administração de Pratápolis, a vacinação contra a covid-19 para adultos de 40 anos já está disponível. Para imunizar com a quarta dose, é necessário ter completado o intervalo de quatro meses desde a terceira dose e portar documentos pessoais e cartão de vacina.

Itaú de Minas divulgou que a vacinação da quarta dose começou ontem, 22, das 8h às 13h, no posto de vacinação covid-19, localizado na Estação Cultura. Em São José da Barra, basta procurar o posto de saúde e apresentar os documentos necessários para a imunização.

Em Cássia, segundo a prefeitura, a quantidade da vacina pfizer está limitada para aplicação da segunda dose da pfizer. O lote disponível vence no dia 4 de julho e não há previsão de novos recebimentos dessa vacina. A imunização acontece no posto de saúde, das 8h às 11h e das 13h às 16h30.

Meningite c

Algumas cidades da região iniciaram a aplicação da vacina contra a meningite bacteriana em crianças e profissionais da saúde. A imunização da meningite c já está disponível e foi divulgada por Passos, Cássia e São José da Barra.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBI), o Programa Nacional de Imunizações (PNI) estendeu temporariamente, até fevereiro de 2023, a oferta da vacina meningocócica C para crianças não vacinadas entre 5 e 10 anos e para trabalhadores da saúde, independente da idade. Atualmente, o imunizante está disponível na rotina para menores de 5 anos. Adolescentes de 11 e 12 anos podem receber uma dose da vacina meningocócica ACWY.

De acordo com o comunicado da SBI, o objetivo da medida é proteger esses grupos e evitar surtos da DM causados por este sorogrupo, considerando as baixas coberturas vacinais em crianças, além de otimizar o uso das doses da referida vacina, em virtude do baixo consumo desta vacina nos últimos anos, e da existência de quantitativo de doses.

A Secretaria de Saúde de Passos informou que a vacina meningococica c conjugada (meningite c) está recomendada para crianças e adolescentes de até 10 anos, 11 meses e 29 dias, que não receberam o imunizante anteriormente. Além disso, a vacina também está liberada para todos os trabalhadores de Saúde, independente da idade.

Em Cássia, a vacinação está disponível para crianças de 5 a 10 anos que não foram vacinadas e os trabalhadores da Saúde, independente da situação vacinal. Ambos receberão dose única da vacina meningo c, no posto da saúde, das 8h às 16h.

São José da Barra também informa que a imunização está disponível na sala de vacina da Unidade Mista de Saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 15h.