Destaques Saúde

Pela 1ª vez desde março, ocupação fica abaixo de 50%

Por Gabriella Alux / Redação

20 de julho de 2021

Foto: Divulgação

PASSOS – Pela primeira vez em quatro meses, o número de leitos ocupados na Unidade de Terapia Intensiva Covid-19 da Santa Casa de Passos ficou abaixo de 25. Nesta segunda-feira, segundo boletim divulgado pelo hospital, 23 das 50 vagas estavam com pacientes, o que corresponde a um índice de 46% de ocupação. O número de pacientes é o menor desde 13 de março deste ano, quando 22 dos 40 leitos disponíveis na época estavam ocupados.

A taxa de ocupação na UTI-Covid registrada ontem é a menor desde o dia 3 de março, quando 45% dos 40 leitos estavam ocupados. Nesta segunda-feira, na Enfermaria Covid, 22 dos 45 leitos estavam com pacientes em tratamento de infecção pelo novo coronavírus e três com pessoas com suspeita da doença.

Em 29 de março deste ano, a Santa Casa remanejou dez leitos de UTI que eram utilizados para atendimento geral para o tratamento de pacientes com covid-19 devido ao aumento na ocupação, atingindo as atuais 50 vagas. Desde então, os índices de ocupação ficaram, na maior parte do tempo, acima dos 90%, com pequenas oscilações e semanas seguidas com 100% das vagas ocupadas. Entre 29 de março e o último dia 6, a menor taxa havia sido registrada no dia 29 de março, com 66%. Neste mês, o hospital registrou 100% nos 50 leitos da UTI-Covid até o dia 6. Desde então, os índices têm diminuído, com poucas oscilações, e chegaram ontem a menos de 50%.

De acordo com a Santa Casa, dos pacientes em tratamento para covid, 20 são moradores de Passos. Em seguida estão residentes em Itaú de Minas (seis), Capitólio e Carmo do Rio Claro, com cinco cada, Capetinga (dois), Alpinópolis, Cássia, Ibiraci, Monte Santo de Minas, Nova Resende, Piumhi e São José da Barra, com um de cada.

Segundo boletim epidemiológico divulgado pela Prefeitura de Passos nesta segunda-feira, dois pacientes aguardavam na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) por vaga de internação. Em São Sebastião do Paraíso, a ocupação na UTI Covid da Santa Casa, ontem, estava em 60%, com 12 pacientes internados. A taxa de ocupação de leitos no hospital de Cássia, até ontem, era de 50%, sendo cinco pontos percentuais a menos do que na última sexta-feira, 16.

Neste fim de semana, as cidades que integram a Superintendência Regional de Saúde de Passos (SES-Passos) registraram 169 novos casos de covid-19 e 11 óbitos em decorrência da doença. Entre as 27 cidades, oito registraram mortes pela doença. Passos, Paraíso e Cássia, com duas mortes em cada, lideram o número de óbitos no período, seguidos por Capetinga, Delfinópolis, Ibiraci, Glória e São Roque de Minas, com uma morte cada.

Piumhi, com 39 novos casos, foi a cidade com o maior número de pessoas infectadas nos últimos três dias, seguida por São Sebastião do Paraíso (30), Capitólio (25), Passos (22), Alpinópolis (18), Itamogi (17) e Cássia (14). Delfinópolis, Capetinga e Ibiraci tiveram cinco novos casos, e Guapé (dois) e Fortaleza de Minas, Pimenta, São João Batista do Glória, São José da Barra e São Tomás de Aquino, com um caso em cada, completam o ranking da evolução da covid na região desde a última sexta-feira. Segundo boletins divulgados pelas prefeituras nesta segunda-feira, Bom Jesus da Penha e Doresópolis não tiveram novos casos ou mortes pela covid-19. Até ontem, a região havia registrado 41.276 casos e 1.217 óbitos pela doença.