Destaques Saúde

Passos vacina a primeira criança contra a covid

18 de janeiro de 2022

Foto: Divulgação.

Gabriel Oliveira de Mello de 6 anos foi a primeira criança a ser vacinada contra a covid em Passos. A aplicação ocorreu na manhã desta terça-feira, 18, na sala de vacinas do São Lucas.

O município segue a ordem de vacinação estabelecida pelo Ministério de Saúde, que disponibilizou os imunizantes para crianças de 5 a 11 anos com deficiência permanente ou com comorbidades. É necessário que um dos responsáveis acompanhe a criança no momento da aplicação e leve o documento de identificação do menor (CPF ou cartão do SUS e o cartão de vacinação). Como incentivo, a criança ganha um certificado de coragem no momento da vacinação.

No Brasil a vacinação infantil começou a ser aplicada na última sexta-feira, 14, e por enquanto, a vacina disponível contra a doença para crianças é a Pfizer. A análise da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) concluiu que, quando administrada no esquema de duas doses em crianças de 5 a 11 anos de idade, o imunizante é seguro e eficaz na prevenção da doença sintomática, na prevenção das formas graves e potencialmente na prevenção fatal da doença.