Destaques Saúde

Passos vacina 50 pessoas por dia com busca ativa anticovid

Por Gabriella Alux/ Redação

16 de setembro de 2021

Foto: Reprodução.

PASSOS – A campanha de busca ativa para vacinação contra a covid-19 em Passos atinge cerca de 50 pessoas por dia. Segundo informações da prefeitura do município, a mobilização foi iniciada depois de completar a imunização com primeira dose na população adulta e, aproximadamente, 550 moradores já foram vacinados.

A administração informa também que aguarda orientações o o envio de novas doses dos medicamentos para iniciar a imunização em adolescentes de 12 a 17 anos e da 3ª dose em idosos e outros grupos prioritários.

De acordo com a enfermeira coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Passos, Paula Fabiana Tavares Freitas Santos, o município ainda não completou 100% da população adulta que tomou a primeira dose porque muitas pessoas residentes em Passos realizaram essa primeira etapa da vacinação no estado de São Paulo, devido à proximidade.

Segundo ela, a busca ativa é feita com o apoio da Atenção Primária e mídia local, para verificar se existe algum indivíduo acima de 18 anos que ainda não vacinou, para que receba a primeira dose.

“Mesmo assim, acredito que Passos teve um ótimo resultado com o planejamento e execução da vacinação no município. Agora, estamos vacinando, em média, 50 pessoas diariamente que são alcançadas pela busca ativa. O número é aproximadamente 550 pessoas, ao todo, considerando que a busca iniciou no dia 1º de setembro, quando terminamos de vacinar a população adulta acima de 18 anos, e realizamos os trabalhos em onze dias úteis até então, não contando os dois últimos domingos, recesso na segunda-feira, 6, e feriado nacional no dia 7”, disse Paula.
Paraíso

A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso divulgou, nesta quarta-feira, um cadastro para pessoas interessadas em participar dos testes da vacina contra a covid-19 Butanvac, feita pelo Instituto Butantan. No formulário, os interessados devem fornecer o nome, endereço, e-mail, telefone, a data de nascimento e declarar ter mais de 18 anos e não ter sido vacinado contra a doença.

O cadastro está disponível no site do município (https://www.ssparaiso.mg.gov.br/noticias/3920).
Segundo a prefeitura, o termo de cooperação com Instituto Butantan e a Unidade de Pesquisa Clínica do Hospital das Clinicas de Ribeirão Preto (USP), para os testes clínicos da Butanvac, foi assinado nesta quarta-feira.

De acordo com a administração, a prefeitura negociou junto às Instituições a possibilidade de uma ajuda de custo no valor de R$250 por dose aplicada, mesmo com a disponibilidade do transporte cedido para a pesquisa, que será realizada em Ribeirão Preto.