Destaques Saúde

Passos vacina 4,6 mil contra a gripe Influenza

Por Ézio Santos/ Especial

3 de Maio de 2021

Foto: Agência Brasil

PASSOS – A Secretaria Municipal de Saúde de Passos divulgou, nesta quarta-feira, os números parciais de quantas doses de vacinas. De acordo com a secretaria, 4.680 pessoas receberam o medicamento, sendo 2.511 crianças entre seis meses e menos de seis anos, 1.865 trabalhadores da área de saúde, 270 gestantes e 34 mulheres que deram à luz recentemente. A campanha tem encerramento previsto para o dia 9 de julho e a meta do Ministério da Saúde é imunizar pelo menos 90% do público-alvo.

Não há motivos para inquietação. Se compararmos o início da campanha com a de 2020, os números estão dentro do que podíamos esperar, visto que estamos com duas em curso. A da Influenza e da covid-19, além de estarmos enfrentando uma pandemia causada pelo novo Coronavírus. Mesmo assim, precisamos sensibilizar e conscientizar os grupos prioritários sobre a importância de serem vacinados contra a gripe H1N1”, afirma a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Paula Fabiana Tavares Freitas Santos.

A imunização contra a gripe Influenza está disponível em todas as salas de vacinas do município.

Oriento aos grupos prioritários que procurem o local mais próximo de suas casas para serem imunizados. A vacina, administrada anualmente, é muito importante para prevenir complicações da doença, hospitalizações e até mesmo óbito, além de contribuir para o diagnóstico diferencial da covid-19. Usem máscaras, passem álcool gel nas mãos, e mantenham o distanciamento. É muito importante levar cartão de vacinas para o registro. A dose é segura, eficaz, além de ser a melhor forma de prevenção contra a doença”, finalizou Paula.

A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Passos prevê vacinar 90% das 178.132 pessoas que formam o público-alvo para imunização contra a gripe Influenza nos 27 municípios que integram o órgão. Em Minas, a meta é imunizar em torno de 8,4 milhões de pessoas.

Os grupos prioritários são crianças, mulheres grávidas, idosos, pacientes com comorbidades, grupos específicos de trabalhadores e outros. A SRS recebeu da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES), 13.600 doses correspondentes à primeira remessa de vacinas, distribuídas aos municípios para cumprir a etapa inicial da campanha.

A fração de vacinas contra a influenza é recebida de acordo com o quantitativo liberado pelo laboratório produtor ao Ministério da Saúde. As doses são enviadas às secretarias estaduais de saúde, unidades regionais de saúde e aos seus respectivos municípios da rede do Sistema Único de Saúde (SUS)”, explicou a referência técnica de imunização, Sueli Veloso Maia, da coordenadoria de Vigilância Epidemiológica (Nuvepi) da SRS Passos.