Destaques Saúde

Passos tem média mensal de 9,7 mortes por covid

9 de abril de 2021

Foto: Divulgação

PASSOS – A média mensal de óbitos em decorrência da covid-19 em Passos foi de 9,72 ocorrências desde maio de 2020, quando foi registrada a primeira morte pela doença no município. Em 2020, foram 41 vítimas e, no primeiro trimestre de 2021, foram 65 registros.

De acordo com a gerente dos dois cemitérios da cidade, o Municipal e o Senhor Bom Jesus dos Passos, administrados pela Sociedade São Vicente de Paulo, entre maio e dezembro do ano passado foram 684 sepultamentos. Em janeiro, fevereiro e março de 2021 já são 233 mortes, das quais, 65 foram de pessoas que testaram positivo para a covid.

Com o registro dos primeiros óbitos causados pela doença, a partir de maio, as assistências familiares Ideal e Passense, além da São Vicente, responsáveis por atender o município e região, passaram a adotar protocolos sanitários definidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que alterou a rotina de velórios com severas restrições, como caixão lacrado e sepultamento sem presença de familiares no caso de pacientes com menos de 21 dias de internação, e em casos com 22 dias ou mais, a família tem o direito de realizar o velório, mas também com restrições bastantes rígidas.

Em Passos, as funerárias têm adotado medidas diversas em relação ao número de pessoas que podem permanecer ao lado do corpo durante os velórios, sendo, no máximo 15 indivíduos com possibilidade de revezamento. Sobre a idade das pessoas que podem permanecer por alguns minutos junto ao caixão, cada funerária adota uma deliberação.

A São Vicente permite cinco horas de velório com idade limite de 60 anos de acordo com o Decreto Municipal vigente, exceto parentes de primeiro grau do falecido. A Ideal, de acordo com o tanatólogo Tales Jacinto da Silva Silvério, limita a três horas, e é aberto a pessoas de qualquer idade.

Já o agente funerário da Passense, Ivan dos Reis Silveira Balduíno, contou que são apenas duas horas de velório, proibindo crianças menores de 10 anos, e idosos acima de 65. Diariamente, os cemitérios Municipal e Parque Senhor dos Passos permanecem abertos para sepultamentos entre 7h e 18h.