Destaques Saúde

Passos tem baixo índice de casos de dengue

Por Talita Souza / Redação

29 de outubro de 2020

Foto: Divulgação

PASSOS – Passos aparece com baixo índice de incidência no Boletim Epidemiológico de Monitoramento dos casos de dengue, chikungunya e zika divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) na última terça-feira, 27. Segundo o documento, Passos teve 13 casos prováveis de dengue nas últimas quatro semanas e nenhum registro chikungunya e zika.

De acordo com dados do Departamento de Saúde Coletiva de Passos, neste ano, o município teve 721 notificações e 110 casos positivos de dengue, até o momento. Nenhum caso de chikungunya e zika foram notificados. O diretor de Saúde Coletiva de Passos, Thiago Agnelo, confirma que o índice de casos de dengue, chikungunya e zika está baixo no município e diz que ainda não estão sendo realizados mutirões ou campanhas contra as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. Ele explica que no momento o departamento de saúde coletiva está realizando a campanha de vacinação antirrábica e fazendo o Levantamento Rápido de Índices para Aedes Aegypti (LIRAa). Agnelo diz que, a partir de novembro, serão definidas estratégias para os mutirões.

“O departamento entrará com o trabalho normal, que é a visitação de casa em casa, e do meio de novembro para frente, quando começam as chuvas, serão traçadas estratégias para os mutirões do município junto com o Departamento de Limpeza Urbana”, disse. De acordo com o diretor, devido às chuvas, o período de novembro até abril é o mais perigoso para o contágio das doenças transmitidas pelo mosquito.

Para Agnelo, o baixo índice de casos de dengue, chikungunya e zika no município apresentado no boletim se dá em resultado do trabalho que vem sendo feito pelo Departamento de Limpeza Urbana.

“A Secretaria de Obras, através do Departamento de Limpeza Urbana, vem fazendo um belíssimo trabalho tanto de notificações quanto de limpeza urbana nos lotes públicos e privados e notificações de proprietários de terrenos. Eles estão focando muito na questão da limpeza urbana no município em todos os bairros de Passos”, afirma.

Alpinópolis, Capitólio, Piumhi e São Sebastião do Paraíso também apresentam baixo índice de incidência no boletim apresentado da SES-MG. As demais cidades aparecem com o índice de incidência silencioso.