Destaques Saúde

Passos tem 1º caso confirmado de covid-19

14 de abril de 2020

PASSOS – A Prefeitura de Passos divulgou, no domingo, o primeiro caso confirmado de covid-19 no município. A vítima é uma mulher que viajou a São Paulo teve a infecção pelo novo coronavírus confirmada, primeiramente, em um teste realizado no Estado de São Paulo. Segundo informações da prefeitura, o segundo teste foi realizado em Passos e também deu positivo. A paciente está em isolamento domiciliar, de acordo com a administração municipal.

 

A cidade, segundo dados da Prefeitura, tem 358 casos suspeitos de covid-19 e investiga uma morte por suspeita da doença.

A região, segundo informações divulgadas pela Secretaria de Estado de Saúde, ontem, tem 1.010 casos suspeitos e duas confirmações da doença, um em Capitólio e outro em Piumhi. Passos (347) e Paraíso (200), de acordo com os números divulgados pela SES, concentram mais de 50% das suspeitas na região e são seguidos por Piumhi (60), Cássia (49), Itaú (48), Ibiraci (46), Monte Santo (45), Alpinópolis (34), Carmo do Rio Claro (30), Capitólio (25), Pratápolis (23), São Roque (23), Itamogi (13), Jacuí (13), Pimenta (10), Fortaleza de Minas (8), Guapé (7), Bom Jesus da Penha (6), São João Batista do Glória (6), Claraval (4), Nova Resende (4), São José da Barra (4), Doresópolis (3), Vargem Bonita (3), Delfinópolis (2) e Capetinga (1).

 

Homem morre por covid-19 em São Tomás de Aquino

 

SÃO TOMÁS DE AQUINO – Um morador de São Tomás de Aquino morreu na tarde de domingo, 12, vítima do novo coronavírus. O fisioterapeuta Weslei Leite Soares de Oliveira, de 36 anos, estava internado no Hospital do Coração Octávio Quércia, em Franca (SP), desde a última quinta-feira, dia 9. Um teste rápido feito no dia de sua internação chegou a apontar negativo para a doença.

De acordo com informações da família, Weslei começou a sentir os primeiros sintomas da covid-19 no dia 2 de abril. Ele, então, procurou o pronto socorro de São Tomás de Aquino e foi submetido ao exame para constatar a presença do novo coronavírus em seu organismo. Uma semana depois, o fisioterapeuta continuava passando mal e, por isso, decidiu ir à Franca para fazer um teste rápido.

Depois de saber que o resultado do teste rápido havia sido negativo, Weslei foi para a casa dos pais, que moram em Franca, onde iria pegar algumas compras. Porém, como ainda não se sentia bem, ele decidiu permanecer na cidade paulista. Por volta das 11h, ele apresentou uma piora e precisou ser levado ao pronto socorro.

Com a oxigenação baixa, o fisioterapeuta foi transferido ao Hospital do Coração, onde permaneceu internado até a tarde de domingo, quando não resistiu aos sintomas e morreu. Horas depois, dois testes realizados confirmaram que a vítima estava com o novo coronavírus. À imprensa de Franca, a irmã da vítima, Daiane Mendes, disse que os médicos informaram à família que o quadro do fisioterapeuta era grave.

 

Weslei nasceu no interior do Paraná, mas se mudou com a família para Franca quando ainda era criança. Ele se mudou para São Tomás de Aquino há alguns anos, onde atuava como fisioterapeuta na prefeitura e em uma clínica particular. Seu corpo foi sepultado na manhã de ontem, 13, e os familiares não puderam se aproximar do caixão, que estava lacrado. Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde de São Tomás de Aquino lamentou a morte do servidor e informou que, por motivo de luto, todos os departamentos da saúde, com exceção do hospital, permaneceriam fechados na segunda-feira.

 

Paraíso tem 2º óbito por suspeita de infecção

 

S.S. PARAÍSO -Uma mulher de 72 anos morreu na noite de domingo, 12, um dia depois de ser internada com sintomas semelhantes aos da covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus, em São Sebastião do Paraíso. O material foi coletado e enviado para análise laboratorial. Esse é o segundo de óbito suspeito de covid-19 no município.

A mulher, que morava no bairro Vila Formosa, passou mal e foi internada na Santa Casa de Misericórdia no final da tarde de sábado, 11. Ela foi isolada e passou a respirar com a ajuda de aparelhos. O quadro clínico da idosa piorou no domingo, e ela veio a falecer no início da noite.

Segundo informações obtidas pela reportagem da Folha da Manhã junto à Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, a idosa não viajou recentemente, mas teve contato com uma pessoa que havia viajado. Além disso, a vítima sofria com outras comorbidades. Seu corpo foi sepultado na manhã de ontem, no Cemitério da Saudade, sem a presença de familiares.

Este é o segundo caso suspeito de morte por coronavírus no município. O primeiro é de um homem de 53 anos, que morreu no dia 8, horas depois de ser internado na Santa Casa com insuficiência respiratória, um dos sintomas da doença. Até o momento, nenhum caso foi confirmado em Paraíso.