Destaques Saúde

Passos tem 17 casos confirmados de covid-19

Por Nathália Araújo / Redação

28 de Maio de 2020

Foto: Divulgação (Agência Brasil)

Passos – O boletim epidemiológico sobre o número de pessoas infectadas pelo novo coronavírus, em Passos, é divulgado diariamente pela Prefeitura Municipal. A atualização é realizada em uma rede social e mostra o total de casos notificados, monitorados, que aguardam o resultado, positivos, negativos e de óbitos em investigação.

A análise tem como base as pessoas que são residentes no município e se enquadram em alguma das categorias apresentadas. Até a tarde de ontem, o município contabilizava 17 casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus, sendo 11 homens e seis mulheres. Segundo o boletim divulgado ontem, 13 pacientes já estão recuperados, dois estão em recuperação, um está hospitalizado e uma morte foi confirmada. Na região, segundo boletim divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) nesta quarta-feira, já são 43 casos confirmados.

A referência técnica em situação de saúde do município, Paula Fabiana Tavares Freitas, explica como os números são obtidos.

O boletim informativo reúne as notificações realizadas em todas as unidades de saúde de Passos, sendo que os casos notificados são aqueles classificados que apresentam sintomas de síndrome gripal aguda grave ou de insuficiência respiratória. Os positivos são separados entre os que estão se recuperando em isolamento domiciliar, em hospitalização ou que foram infectados e já estão aptos para retomar as atividades laborais”, esclareceu.

Paula informa também que, com a queda das temperaturas, a tendência é que aumente o número de casos notificados, uma vez que as doenças respiratórias se tornam mais frequentes.

Por conta do clima, é comum que as pessoas apresentem estes sintomas, por isso é muito importante melhorar a imunidade do corpo, praticando atividades físicas e mantendo uma boa alimentação, que deve incluir frutas, verduras e bastante água. Além disso, todos os que apresentarem os sinais da infecção, devem permanecer em casa”, completou.

Em Minas Gerais, os dados da Secretaria de Estado de Saúde mostram que, ao todo, já são 8.011 casos confirmados, sendo 3.906 em recuperação, 3.865 já recuperados e 240 mortes em decorrência da covid-19.

Paula Freitas, referência técnica em situação
de saúde, explica como os números são obtidos. / Foto: Divulgação