Destaques Saúde

Passos retorna para onda amarela e libera eventos para até 100 pessoas

Por Talita Souza / Redação

20 de fevereiro de 2021

Para hotéis e atrativos culturais, o limite de ocupação é de 75%. / Foto: Divulgação

PASSOS – A Prefeitura de Passos divulgou um novo decreto, na última quarta-feira, 17, sobre a volta do município para a onda amarela do programa Minas Consciente. De acordo com o documento, as medidas começam a ser adotadas a partir de hoje, 20, e têm duração até o próximo dia 27.


Você também pode gostar de: IBGE abre 477 vagas temporárias na região para Censo Demográfico 2021

Ainda de acordo com o documento, todas as atividades essenciais e não essenciais poderão funcionar desde que sigam os protocolos do plano e as regras indicadas no Decreto Municipal. Os estabelecimentos deverão se responsabilizar, promover e implementar medidas e/ou campanhas de conscientização e combate à covid-19, exigir o uso obrigatório de máscaras desde a entrada e durante a permanência das pessoas no local, garantir o distanciamento interpessoal e respeitar os protocolos sobre a quantidade de público no interior dos espaços.

Ao contrário do último decreto divulgado, onde o município adotou medidas de seguranças mais rígidas devido ao Carnaval, as atividades e eventos, comemorativos ou comerciais, públicos ou privados, estão permitidos novamente, desde que sejam obedecidos os protocolos sanitários estabelecidos pelo Minas Consciente.

Segundo o Artigo 1º do Decreto Municipal, nos eventos, deve ser mantida a distância linear de 1,5 metro entre as pessoas, com capacidade de 4 metros quadrados por pessoa e limite máximo de 100 pessoas por evento. Para hotéis e atrativos culturais, o limite de ocupação é de 75%. Em ambientes fechados, o distanciamento interpessoal deve ser maior. A utilização de pista de dança e de espaço de recreação para crianças continuam proibidos, assim como o consumo de alimentos, bebidas alcoólicas e outros produtos por pessoas que estejam pé.

No caso de restaurantes, o self-service está permitido mediante o uso de máscaras e luvas descartáveis, com prévia higienização das mãos com álcool em gel. Na distribuição de mesas no recinto, deve ser mantido o distanciamento mínimo de 2 metros, não permitindo o acréscimo de lugares ou união de mesas.

Bares, restaurantes e lanchonetes poderão funcionar das 8h às 00h, com tolerância de 30 minutos para o fechamento de contas. Estabelecimentos comerciais como supermercados e similares, açougues, padarias e farmácias deverão funcionar obedecendo o limite de lotação nos espaços. Lojas de rede ou de departamentos e de variedades deverão permitir a presença simultânea de no máximo 15 consumidores. Para outros estabelecimentos comerciais, o limite é de, no máximo, cindo clientes.