Destaques Saúde

Passos recebe vacina da Pfizer e imunizante será destinado a gravidas e puérperas

25 de Maio de 2021

divulgação

BELO HORIZONTE – A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) enviou, nesta segunda-feira, as 64.350 doses de vacina contra a covid fabricada pela Pfizer, para Unidades Regionais de Saúde. Passos é uma das 47 cidades do Estado que vai receber o imunizante. De acordo com a prefeitura, a vacina Pfizer será usada na imunização de grávidas e puérperas e as doses serão aplicadas na Sala de Vacina na rua Lavras, no bairro Muarama.

A imunização será realizada entre os dias 25 e 28 deste mês, das 8h às 15h e é preciso levar, além de documentos pessoais e comprovante de residência, laudo com consentimento médico, cartão do pré natal ou exame de gravidez.
Segundo o governo do estado, as 47 cidades atenderam aos critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde, em acordo com a Comissão Intergestores Bipartite do Sistema Único de Saúde do Estado de Minas Gerais (CIB-SUS/MG Nº 3.408 do dia 18 de maio de 2021), para armazenamento e manipulação do imunizante. Esta é a maior operação de vacinação da história de Minas Gerais.

As doses fazem parte da 20ª remessa de imunizantes enviada pelo Ministério da Saúde e, pela primeira vez, outras cidades mineiras além da capital são contempladas com o imunizante da Pfizer. Até então, só Belo Horizonte havia recebido esta vacina, conforme orientações do Plano Nacional de Imunização (PNI). Compõem o 20º lote outras 435.500 doses da AstraZeneca e 8.200 doses da CoronaVac, que já foram distribuídas, por via terrestre, a partir da Central Estadual de Rede de Frio.

O imunizante da Pfizer precisa ser transportados em temperatura entre -15°C à -25°C, e o tempo de validade máximo após abertura do frasco, conservado entre 2°C e 8°C, é de 6h. As unidades de saúde devem manter procedimentos orientados à utilização integral das seis doses (0,3 ml) por frasco no período de funcionamento/vacinação.

A vacina será destinada às pessoas com comorbidades, grávidas, mulheres que acabaram de dar à luz e deficientes permanentes. Já os imunizantes da CoronaVac e AstraZeneca devem completar a dose 2 de quem está em tempo hábil para receber a vacina ou está com o esquema vacinal atrasado.


Prefeitura retoma vacinação contra a gripe em Paraíso

Serão imunizados os idosos acima de 65 anos na quarta-feira e depois os acima de de 60 anos. / Foto: Divulgação

S. S. PARAÍSO – A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, por meio da Vigilância em Saúde, dará continuidade à vacinação contra a Influenza (gripe) em sistema de drive-thru, no estacionamento da Arena Olímpica, a partir desta quarta-feira, 26, quando serão imunizados os idosos acima de 65 anos e na quinta, 27, os acima de 60 anos. Será obrigatória a apresentação do cartão de vacinação.

A Prefeitura já realizou a vacinação dos idosos acima de 70 anos e profissionais da educação. Também foi realizado o Dia D para a realização da vacinação da primeira fase campanha, em que foram imunizadas as crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, puérperas e profissionais de saúde.

É importante que, para ser vacinado, a pessoa tenha respeitado o intervalo de 14 dias entre a vacina da Covid-19 e a da gripe, ou caso esteja próximo de tomar a segunda dose da vacina da Covid, a orientação é esperar para que possa ser imunizado contra a gripe posteriormente.